domingo, 7 de outubro de 2007

Ainda sobre Vivaldi

Dizem também as más linguas que Vivaldi compôs mais de 400 concertos ... todos iguais :-). É certamente verdade que em muitos deles Vivaldi utilizou "muletas" de vária ordem. Porém há que entender que naquela época os compositores se viam muitas vezes obrigados a compôr concertos inteiros da noite para a manhã seguinte.

Até mesmo Bach por exemplo também utilizou as mesmas técnicas e já que estamos a falar de um génio geralmente aceite como tal convirá referir que Bach foi um dos que reconheceu frontalmente a influência que a Música de Vivaldi tinha tido sobre ele. Aliás isso é testemunhado pela transcrição (adaptação) que fez de várias obras de Vivaldi para orgão ou cravo.

Para além de ter elevado o violino a elemento solista numa amplitude e numa forma de concerto que antes não se havia verificado possivelmente um dos contributos mais interessantes de Vivaldi no desenvolvimento da música terá sido o de elevar o Violoncelo (até aí um instumento que se limitava ao papel de acompanhante) a um papel de solista.

Oportunidades na Amazon