domingo, 13 de junho de 2010

Post nº 1000 - Os vossos comentários a este blog (Parte 28: 15 a 31 de Maio de 2009)

No dia 16 de Maio dizia Luis Henriques a propósito do anuncio de um concerto da Orquestra da ESML : "Acho importante "deixarem as pantufas em casa" sobretudo para ir ouvir orquestras (grupos) de formação (ensino). Falo como estudante que ainda sou: é muitíssimo motivante ir fazer concertos (regra geral à borla) e ver a sala bem composta. Motiva-nos a fazer mais coisas e também a trabalharmos para que essas "coisas" sejam apresentadas cada vez melhor." Ainda no dia 16 agora comentando as nossas recomendações para o fim de semana dizia : "Esta Orquestra Barroca da Casa da Música, é (tal como o é a Casa) ainda uma incógnita para mim. Espero poder conhecer melhor os grupos que lá residem e que, ao que parece, estão a fazer um trabalho muito bom. A ver." A 18 de Maio ainda sobre uma outra recomendação (agora era um especial sobre Schubert) dizia : "Já tinha ouvido a Jill Lawson tocar (há 2 anos atrás) e não desgostei. Quanto às cantoras, se são quem eu penso que são, não sei. Os temas são interessantes, contudo muito vastos. É praticamente toda a estética romântica encerrada em Schubert." No dia 20 de Maio Luis Henriques comentava os resultados parciais da votação do concerto para piano : "Finalmente aparece algum concerto "não-século XX" no top 5. Viva Mozart e Haydn (também Beethoven)!". A 26 de Maio congratulava-se pelo programa da Sinfonietta incluir obras de compositores portugueses : "Cá está um exemplo que muitas outras orquestras e grupos deviam seguir: Apresentar obra de compositores portugueses e/ou com actividade em Portugal. Uma palavra de apreço à Sinfonietta e, por extensão, à Associação/Coro Ricercare pelo trabalho feito. Mais, olhemos um pouco para o nosso séc. XVIII e sobretudo XIX, temos especificidades próprias. Não é a questão de ser mais ou menos que os outros países, mas sim o ser nosso." No dia 30 de Maio comentava a boa saúde da Sinfónica Juvenil sempre a propósito das nossas recomendações musicais: "Aqui está outra orquestra que parece estar de boa vida e saúde. Um autêntico laboratório para o futuro músico instrumentista. A ver pelo repertório."

A 20 de Maio dizia Logros a propósito dos resultados intermédios referentes à votação do nosso concerto de piano preferido : "Cheguei hoje aqui por outro blogue.Ainda bem que há coisas destas na blogolândia. Já se lembrou dos concertos para violoncelo? Aqueles que tocava a Du Pré e a Suggia? Se for ao meu blogue tenho lá em fundo (entre outras coisas) um andamento desses.. Parabéns.I. L."

Também a 20 de Maio perguntava (retoricamente) mdsol : "O Ravel vai à frente? :)))"

No dia 23 de Maio Mário corrigia uma informação das nossas recomendações da semana : "No Porto, o maestro foi substituido por Christoph König por questões de saúde de Barshai ; e nada mal, que ontem, 6ª, deu com Sequeira Costa uma prestação de alto nível do nº2 de Brahms - o tal ! :-) Mário". No dia 24 mas ainda sobre o mesmo post dizia Pianoman : "É curioso que na 4ª feira, o concerto que passei na PianoCRS Rádio foi o 2º de Rachmaninoff e precisamente na interpretação de Sequeira Cosa ! Uma magnífica interpretação, sem dúvida."

No dia 26 de Maio "zanguei-me" um bocado com um anónimo que resolveu igualar as votações dos primeiros três concertos de piano que estavam a votação. Pianoman comentou então: "O Fernando não consegue ver a hora a que os votos foram feitos? É que se conseguisse, dava para "retirar" da votação os votos que são feitos muito aproximados no tempo." Pois não, não dá ... O widget que utilizo, o do blogger não revela essa informação. Ematejoca dizia: "Eu sempre pensei, Fernando, que cada pessoa só tinha um voto. Afinal, esse anónimo está farto de votar. Como assim?". Pois o problema é que em teoria cada pessoa só poderia efectivamente votar uma vez mas porque o sistema de verificação é relativamente fraco com um pouco de conhecimentos é possível fazer batota. Geocrusoe por seu lado confessava que não sabia como se pode fazer batota: "não sei como o conseguem.. votar mais que uma vez é possível, parece que o sistema perde a memória e deixa de reconhecer-me ao fim de alguns dias, mas nunca me deixa votar em intervalos pequenos, pois apenas permite mudar o sentido. claro que eu poderei votar em computadores com ligações diferentes, mas isso dar-me-ia muito trabalho mesmo, pelo que continuo sem perceber como influenciam os resultados neste caso." Fantasia Musical por seu lado admitia não perceber como há sempre quem queira estragar o trabalho dos outros: "Que pena! Mas porque é que tem de haver sempre um engraçadinho que estraga o trabalho dos outros? :("

Mário no dia 28 comentava mais um post referente à votação do Concerto de Piano preferido: "O que mais estranho é a votação em Mozart. Porquê 55 votos no nº20, e só 24 no nº21 e 17 no nº 24 ? Parece que para os nossos mozartianos o génio do mestre ia declinando... Também estranho o lugar cimeiro de Haydn, geralmente pouco cotado nesta especialidade, mas lá está no meio de Rachmaninoff e Gershwin... Enfim, votação bem heterodoxa, seja lá por que razão for. Mário"

Geocrusoe também no dia 28 felicitava-nos por proporcionarmos com Pianoman a audição de todos os concertos a votação: "Uma iniciativa com a qual me congratulo."

A 29 de Maio ematejoca ficou contente com a homenagem a Fischer Dieskau : "Muito obrigada, Fernando, por esta homenagem ao nosso Dietrich Fischer-Dieskau e aos seus 84 anos. Ouvir a Winterreise interpretada por este barítono vale a pena, mesmo para os que pensam detestar a música clássica. Boa noite!". Sobre o mesmo post dizia Geocrusoe : "Por acaso ouvi um programa na rdp2 que lembrou o aniversariante e em questão de gostos não tenho de ser isento, apenas seguir a minha paixão e no campo da voz, sobretudo do lied... não há conjunto de voz masculina e interpretação que supere Dietrich Fischer-Dieskau"

Oportunidades na Amazon