segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Este blog está quase, quase a fazer 3 anos ... e a República 100 ...

Serão 3 anos no dia 6 de Outubro, 100 anos de República no dia 5 de Outubro  e os 46 anos do vosso escriba também no dia 6 Outubro. Consta na familia que na verdade nasci no dia 5 mas para não entristecer o meu avô monárquico como foi por uma questão de horas passaram-me por assim dizer para o dia 6.

Nunca pude confirmar esta teoria e a bem dizer também prefiro que se mantenha o romance ... O ano passado comemoramos os 99 da República com este post (em que fazíamos uma comparação dos hinos).  Este ano vamos comemorar através de música falando-vos de  Alfredo Keil (1850-1907) autor da música da portuguesa - o poema é de Henrique Lopes de Mendonça (1856-1931). Esse post será amanhã ...

Estou certo que os meus amigos monárquicos me perdoarão esta singela comemoração musical até porque no ano passado já confessei que até gosto mais do hino real ...

Para a comemoração dos três anos deste blog vamos ter algumas surpresas com alguns regressos e algumas novas ideias ... mas isso será assunto para dia 6 ...

Pesquisas de ontem: "sobre o op. 39 nº 15 de Brahms"

O opus nº 39  são um conjunto de 16 valsas que Brahms dedicou ao musicólogo, critico e amigo Eduard Hanslick. Foram compostas em 1865 e foram um dos grandes sucessos comerciais do compositor (nessa altura a venda de partituras e os contratos com as editoras das mesmas eram uma das fontes de rendimentos mais importantes dos compositores).

Originalmente para piano a quatro mãos Brahms mais tarde adaptou-as as piano solo (1867) tendo também para a grande maioria delas escrito versões simplificadas destinadas a amadores de música menos dotados tecnicamente.

Esta obra juntamente com a Op. 52, os primeiros dois livros das Danças Húngaras, e o Op. 49 nº 4 asseguraram a Brahms enorme popularidade entre os músicos amadores da época e possivelmente terão contribuído para uma injusta reputação de músico menor que certamente não é.

O nº15 de que o leitor fala é possivelmente a mais conhecida de todas as valsas do Op. 39. Neste outro post já vos tinha dado um link para uma excelente interpretação.

Oportunidades na Amazon