segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Tchaikovsky - Os Bailados - O Lago dos Cisnes

Tendo terminado as sinfonias e sendo certo que queremos guardar para o fim os concertos para piano e violino resolvemos hoje começar a falar sobre a música para bailado composta por Tchaikovsky.

Vamos começar este périplo pelo Lago dos Cisnes que contém, aviso já, uma das minhas valsas preferidas.

Este bailado (Op. 20) foi o primeiro dos três grandes bailados a ser composto por Tchaikovsky tendo sido concebido entre 1875-1876.

A base para a história do bailado é fonte de grande controvérsia (e terá sido uma das razões pelas quais foi recebido com frieza na sua estreia em 27 de Fevereiro de 1877 no Teatro Bolschoi em Moscovo. Na verdade a história de base é alemã embora existam fontes que consideram que ao contrário a base é um conto popular russo. Não vamos aqui esclarecer este assunto até porque temos de acabar este post ainda hoje.

O certo é que o ballet foi recebido com frieza. Apesar disso e até ao falecimento de Tchaikovsky foi interpretado mais de 40 vezes o que prova que apesar de tudo havia quem acreditava no valor da obra.

Pouco tempo antes da sua morte Tchaikovsky teria concordado em fazer uma revisão ao bailado porém a sua morte prematura não o permitiu. Assim a grande revisão do Ballet e a partitura sobre a qual repousam uma grande parte das performances a que assistimos é da autoria de Riccardo Drigo no que diz respeito à música e a Petitpas e Ivanov no que diz respeito à coreografia.

Tchaikovsky apreciava imenso este maestro que considerava um especialista na arte do ballet. Aliás convém notar que Tchaikovsky foi o primeiro compositor "sinfónico" a compor música para um Ballet esta tarefa sendo até então um "monopólio" de compositores especializados. Contrariamente ao que aconteceu com os seus dois outros bailados não existem neste caso notas que indiquem que Tchaikovsky tenha recebido instruções precisas sobre o tipo de música a compor. Isto e uma certa incompetência do coreógrafo (Julius Wentzel Reisinger) explica a razão pela qual a primeira versão do ballet apesar da excelência da música foi considerado fraco.

As alterações efectuadas por Petitpas, Ivanov e Drigo foram substanciais e nunca foram aprovadas por Tchaikovsky com excepção de algumas interpolações feitas por Drigo. No entanto a julgar pela reacção do compositor e pela confiança que este depositava no maestro podemos estar relativamente seguros que ele as teria aprovado.

Acto 1 - Num parque à frente de um Castelo.

O príncipe Siegfried, herdeiro ao trono tem de escolher uma noiva no baile que comemora o seu aniversário. Por não desejar casar sem amor foge para a floresta vendo um grupo de cisnes vai em sua perseguição.

Para ilustrar este acto vejam aqui a Valsa , a tal que é uma das minhas preferidas ...

Acto 2 - No meio da Floresta na orla de uma clareira

O príncipe prepara-se para matar um dos cisnes mas à ultima hora não consegue porque se apercebe que a criatura é mais mulher que cisne. Apaixonado ambos dançam e o cisne diz-lhe então que é a Princesa Odete que um feiticeiro transformou em mulher à noite e cisne de dia.

O feiticeiro então aparece e Siegfried que matá-lo mas Odete não deixa dizendo que se o matar antes do feitiço ser desfeito este será irreversível.

Para ilustrar este acto vejam aqui Rudolf Nureyev e Margot Fontaine.

Acto 3 - De novo no Castelo agora no salão de baile

Von Rothbart - o feiticeiro - leva a sua filha Odile ao baile tentando fazê-la passar por Odette e assim evitar que o feitiço se desfaça fazendo o príncipe jurar amor à sua filha. O esquema funciona, Siegfried pensando que está a falar com Odette jura o seu amor e promete casa com ela. O feiticeiro mostra então a Siegfried o seu trágico erro.

Para ilustrar este terceiro acto vejam aqui o seu inicio.

Acto 4 - Mesma cena que no Acto 2

Siegfried volta ao lago e encontra Odette onde ela o desculpa do erro. Von Robbart aparece tentando separá-los. Os dois preferem afogar-se no lago a serem separados. O Feiticeiro perdendo os seus poderes morrer também. Notem que existem algumas versões com fins menos trágicos ...

Para ilustrar este quarto acto vejam aqui o fim do acto e do ballet.

Oportunidades na Amazon