segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2010 - #01)

As 10 pesquisas da semana (2010 - #01)


1. "seit ich ihn gesehen" traducao : Este título pode ser do Op. 42 de Schumann. Na altura tínhamos publicado uma parte do poema traduzido em Inglês. Em português (sem me preocupar com a musicalidade ou a métrica) fica:

Desde que o vi
Acredito que estou cego
Para onde quer que olhe
apenas a ele o vejo
Como se sonhasse acordado
a sua imagem flutua à minha frente
emerge do negro mais profundo
e eleva-se na luz


Tudo o resto é escuro e sem cor

por todo o lado à minha volta
já não desejo partilhar 
os jogos das minhas irmãs
Preferiria chorar
em silêncio no meu quarto
desde que o vi 
acredito ser cego

2. a nona sinfonia de schubert : Falamos desta obra curiosamente descoberta em Viena por Schumann, o compositor que tem ocupado os nossos últimos dias, aqui.
3. baquianas : Obviamente este leitor procurava informação sobre a obra de Villa-Lobos que infelizmente ainda não temos aqui no nosso site. Cronologicamente ainda não chegamos a esta época. Num curto resumo diremos que esta obra (a ortografia mais comum seria Bachianas) é constituída por nove suites para vários tipos de agrupamentos instrumentais e voz sendo o seu elemento comum a miscigenação entre a música popular brasileira e o estilo de Johann Sebastian Bach. Oiçam por exemplo esta interpretação do Prelúdio da Bachiana nº1 (interpretação fabulosa dedicada à memória do grande Rostropovich). De todas as Bachianas a mais conhecida é a Cantilena da nº5 (composta para 8 violoncelos e soprano). Para vos ilustrar esta pequena maravilha proponho (só podia não é?) uma interpretação de Bidu Sayão. Tenho de vos confessar que esta obra me emociona sempre que a oiço.
4. biografia domenico scarlatti: Sim falamos deste compositor nesta biografia resumida.
5. charpentier biografia : Escrevemos uma curta biografia deste compositor especialmente conhecido pelo "hino" da eurovisão que tantas e tantas vezes ouvimos.
6. dvorak valsa: É dificil adivinhar o que este leitor procura dado que na lista das obras de Dvorack há pelo menos três obras que podem ser o objecto da pesquisa. Duas Valsas (Op. 54) para Orquestra de cordas, B99 - Valsas de Praga (para Orquestra) e finalmente B101 - Oito Valsas para piano. Podem ouvir as Valsas de Praga por exemplo. Isto para já não dizer que o nosso estimado leitor poderia estar à procura do "Tempo de Valsa" do Op. 44 por exemplo aliás uma parte absolutamente fantástica desta obra
7. fidelio" quatro versões: Na verdade conforme foi referido aqui existem quatro versões da abertura
8. ivan vsevolozhsky : Director dos Teatros Imperiais no tempo de Tchaikovsky. Há muitos que defendem que é graças a ele que temos hoje obras como o Quebra Nozes ou o Lago dos Cisnes. Não posso garantir em absoluto que assim seja mas que o seu papel tem sido muito injustamente subalternizado ao talento do compositor.
9. qual é a melhor musica do paganini: É sempre dificil de dizer qual a "melhor" música mesmo quando se trata de um compositor como Paganini cujas obras são relativamente homogéneas quanto ao seu género. Em minha opinião Paganini tem duas obras mais interessantes. Os Caprichos (24) e o primeiro concerto para violino e Orquestra. Podem comparar por exemplo o ultimo Capricho por Heifetz ou nº2 por Vengerov. do Concerto para Violino e Orquestra podem ouvir o início do primeiro andamento.
10. you tube david oistrak : Felizmente há muitos muitos vídeos de David Oistrakh no You Tube. Para cima de 1000 para ser exacto muitos com imagem outros apenas com som. A qualidade de som dos mesmos não é sempre brilhante (aliás normalmente não é) entre a relativa pouca qualidade da gravação da altura, a deterioração do meio e sobretudo a compressão a que alguns dos vídeos foram submetidos por vezes o resultado não é muito bom mas há alguns momentos históricos que de qualquer forma valem por si. Para ilustrar isso escolhi a estreia de Oistrack na televisão americana num video em que toca o duplo de Bach com o seu filho Igor Oistrack ele também um violinista (e violetista) notável - sim nessa altura a música clássica passava na televisão americana EM PRIME TIME e estamos a falar de 1963 não fez ainda 50 anos. O segundo extracto que vos vou recomendar é outra ocasião histórica por acaso (ou não) também Bach e precisamente o primeiro (e segundo) andamento do concerto de que ouviram há pouco o segundo e terceiro andamento. Trata-se de uma interpretação de Menuhin e Oistrack (não foi fácil que este concerto acontecesse - Menuhin conta a esta história em vários outros videos no You Tube) não nos esqueçamos que estavamos nessa altura em plena guerra fria e que a música era uma forma das formas de demonstração da superioridade relativa dos sistemas ... Se quiserem ouvir mais Oistrack podem por exemplo ouvir esta Playlist no Youtube que tem 47 obras fantásticas e que curiosamente termina com os dois duos que vos mostrei ... 
Extra: "o fim": Há muito tempo que não tínhamos uma questão do tipo metafisico. Não o blog não vai encerrar, quanto às obras de música sim elas têm um principio, um meio e um fim embora se diga que por vezes sejam ou devam ser continuadas pelo silêncio ... 

Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Estatísticas

Tivemos esta semana 345 visitas de 12 países diferentes das quais 239 de Portugal, 80 do Brasil e 5 de três países em ex-aequo no terceiro lugar: Alemanha, Luxemburgo e Espanha (creio que estes dois últimos são estreias no podium) . Lisboa com 89 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 42 visitas e finalmente em terceiro Botucatu no Brasil com 15 visitas (este cidade do estado de São Paulo não é estreia neste top).

Destas 55 foram directas, 106 foram através de sites de referência enquanto 156 foram de motores de pesquisa. 28 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 19 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 237 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 478 (feeds + visitas "normais").

Oportunidades na Amazon