segunda-feira, 4 de maio de 2009

Transmissões em directo: O nosso concerto de piano preferido

Caros Leitores

A votação do nosso concerto para piano preferido vai de vento em popa. Ultrapassamos hoje a barreira dos 100 votantes aproximando-nos de forma rápida dos 123 votantes registados na votação do concerto de violino. Podem ler os resultados provisórios aqui.

Hoje porém antes de vos dar os resultados parciais é com enorme alegria que vos posso anunciar que em parceria com o blog da Classe de Piano do Conservatório Regional de Setúbal do nosso atento (e logo corajoso) leitor pianoman vão poder ouvir todos os concertos na rádio do referido blog à razão de um concerto por dia. Votem informados, não percam as transmissões ! A sequência, que vos vamos relembrar não temais, começa já amanhã com Camille Saint-Saëns.

Cada dia haverá neste blog um post com alguma informação sobre o concerto e uma remissão para referida transmissão, espero que gostem desta parceria ! O Horário de transmissão é fácil de decorar. Dias úteis às 22h, Sábados e Domingos às 21:30. Apontem o vosso browser para AQUI.

Aqui fica por ultimo uma apresentação do referido blog, um verdadeiro exemplo do que se pode fazer na utilização da net para o ensino da arte, neste caso da música . Reflectindo um pouco parece-me que "verdadeiro exemplo" é uma expressão demasiado gasta para aquilo que neste blog se faz em termos de inovação e imaginação.

O Blogue da Classe de Piano do Conservatório Regional de Setúbal é isso mesmo. Nasceu a 11 de Fevereiro de 2007 com o objectivo de proporcionar um espaço de convívio e troca de ideias entre os Professores e alunos de Piano do Conservatório Regional de Setúbal (C.R.S.). Desde então tem crescido e neste momento existe uma “Network” de blogues associados que permite o contacto com todo o tipo de pessoas, quer sejam alunos ou não do C.R.S.

Temos uma rádio online (PianoCRS Rádio) com programas de autor (Música Humana, ImproviJordão, Descobrindo a Música, Noites de Jazz e Khoros), uma TV online (PianoCRS TV) com emissão de 24 horas por dia. Actualmente fazem parte desta “rede” 8 blogues (brevemente surgirá mais um programa) e um grupo de discussão do MSN onde todos podem participar de uma forma mais directa.

É com grande alegria que vejo a participação de Professores, alunos, ex-alunos, ex-professores, alunos de outras escolas e até pessoas que não têm nenhuma ligação directa à escola neste projecto.



Faleceu Vasco Granja

Li agora mesmo no blog da Moura Aveirense que faleceu Vasco Granja. Diz a Moura Aveirense que ele era o sra. da Pantera Côr de Rosa. E é verdade. Foi com ele que aprendi quem era Fritz Freleng e que até hoje me lembro do nome dele. Foi com ele que aprendi também que a animação podia ser arte. Ele sabia, estou seguro que sabia, que o que nós queríamos mesmo eram os desenhos animados da Pantera Cor de Rosa, do Buggs Bunny e outros ... Mas não era por isso que desistia de nos educar.

Talvez hoje com a guerra das audiências não pudesse passar aqueles filmes de animação do leste europeu ou do Canadá, em plasticina em tela de alfinetes ou em qualquer outra técnica esotérica. Ou talvez pudesse, ou talvez pudesse. Porque dele como de outros comunicadores, de outros professores, nós sorvemos avidamente tudo.

Que descanse em paz, ou melhor que encontre o Buggs Bunny e se entrenham a pertualmente rirem com as suas tropelias, palavra de que tanto gostava.
Reblog this post [with Zemanta]

Oportunidades na Amazon