quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Biografia de Vivaldi

VIDA

Nascido em Veneza a 4 de Março de 1678.
Filho de um violinista (e barbeiro também, pasme-se) que lhe ensinou a tocar e que lhe apresentou Giovanni Legrenzi o maestro da Capela de São Marcos.
Foi ordenado Padre em 1704 embora nunca dissesse missa (conta a lenda que para isso inventou uma incapacidade física). Durante a maior parte da sua vida trabalhou no Ospedale della Pietà uma instituição para jovens (mulheres) sem pais ou simplesmente abandonadas pela sociedade. Foi para estas jovens que escreveu uma grande parte dos seus concertos e uma das razões principais pelas quais muitas das suas peças são efectivamente excelentes elementos de estudo.
Morreu em Viena a 28 de Julho de 1741.

A OBRA

Sendo sem dúvida mais conhecido pelas Quatro Estações de que pode ouvir aqui o primeiro andamento da Primavera (para uma descrição mais detalhada das quatro estações pode começar aqui e oiça pela ordem os 12 andamentos dos 4 concertos tocados por músicos e interpretações muito diversas), Vivaldi deixou uma extensa obra de mais de 400 concertos.

O conjunto de doze concertos intitulados "L´Estro Armonico" foram a obra que tornou Vivaldi conhecido no seu tempo (aliás deste conjunto de obras muitas iriam mais tarde ser transcritas por Johann Sebastian Bach - das dez transcrições que Bach fez de concertos de Vivaldi seis foram deste conjunto) . Pode ouvir aqui um dos andamentos destes concertos.

Sem duvida uma das vertentes menos conhecida da sua obra será a música sacra cantada. Poderá aqui ouvir Cecilia Bartoli e a Orquestra de Epoca "Il Giardino Armonico" a interpretarem Domine Deus (Gloria).

Vivaldi compôs também um sem número de óperas (os estudos divergem quanto ao seu número exacto. Na wikipédia diz-se que foram 46, outros autores falam em 19 obras completas). De todas a mais representativa será Orlando Furioso de que pode ouvir uma área aqui.

4 comentários:

  1. Vale a pena ouvir alguns dos cerca de 400 concertos de Vivaldi, mas a sua música sacra é, toda ela, excelente.
    Confesso que conheço pouco das suas óperas.
    Lá está, a maioria fica-se pelas "Quatro Estações" sem saber que estão a perder o melhor...

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderEliminar
  2. Caro Scarlatti

    Que nome mais adequado para comentar um post sobre Vivaldi! :-)

    Tem razão quanto à musica sacra, quanto às operas também as conheço mal.

    Parabens também pelo seu blog. Vou passar a visitar regularmente e fica já prometido um link ...

    Música e poesia ficam bem juntas.
    Abraços,

    ResponderEliminar
  3. [a]Eu sou violinista de uma orquestra sinfônica a Sala são paulo e tocamos todas as músicas de Vivaldi
    façam uma vista a sala são paulo!!!
    bjão

    ResponderEliminar
  4. Tem algum filme/documentário sobre o Vivaldi?
    Parabens pelo blog!! Abraços.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon