segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Escalas

Segundo o Oxford Dictionary of Music uma escala é uma sequência ordenada de notas com intervalos determinados entre elas. Na verdade uma escala não é uma parte de uma música mas antes uma construção teórica que determina o conjunto de sons (ordenados por frequência crescente ou decrescente) utilizados numa determinada época.


 Imagem retirada de Não Deixem o Rock-Roll Morrer





Hoje são utilizadas essencialmente três tipos de escalas diferentes: Maiores, Menores e Cromáticas. Uma escala maior divide uma oitava em 7 intervalos numa sequência T–T–S–T–T–T–S que afasta de forma máxima os semi-tons (representados na sequência por um S). As escalas menores também são diatónicas (ou seja existem 8 notas e sete intervalos) existindo três formas de construir uma escala menor (natural, melódica ou harmónica) mas de que não vamos falar agora . Todas estas escalas são derivadas dos antigos modos eclesiásticos. Dos vários que existiam as escalas maiores correspondem ao modo Ionian enquanto as menores correspondem ao modo Aeolian.

Por outro lado uma escala cromática divide a oitava numa sequência de 12 notas separadas sempre por meios-tons.

A famosa escala pentatónica de que falamos por seu lado divide uma oitava em apenas 5 notas sendo profusamente utilizada em muitas das músicas populares ocidentais. Por outro lado na tradição oriental existem frequentemente construções com divisões menores que 1/2 tons entre cada nota (de que resulta aquela sensação quase continua entre notas).

Oportunidades na Amazon