quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bobby McFerin é genial - A escala Pentatonica !

As vezes acontece encontrar na blogosfera um post que nos relembra o génio de um artista que sem querer deixou durante alguns meses de fazer parte do nosso quotidiano, sim porque sou dos que oiço por vezes fanaticamente a mesma música vezes sem conta.

Desta vez no blog Louvor e Música encontrei um video com Bobby McFerrin de que já falei por várias vezes neste blog. Pessoalmente tenho bastante prudência na utilização da palavra "genial" ou génio.

Mas Bobby está nessa categoria, naqueles que deixam a sua marca na história da música quanto mais não seja por todos os que certamente já terá inspirado. Regalem-se com o video ...

Quanto à escala pentatónica é uma escala que possui cinco notas por oitava e que é utilizada em muitas das tradições de música popular em todo o mundo. Mcferrin demonstra o seu poder à sua maneira ...

Actualização da Lista das Melhores Sinfonias

A Lista das melhores sinfonias foi actualizada. Foram acrescentadas as referências para a Quinta Sinfonia de Sibelius e para a Sinfonia Escocesa de Mendelssohn.

Entretanto o nosso leitor Blogger disponibilizou no You Tube o primeiro andamento da Primeira Sinfonia de Freitas Branco.

Pode ler neste post estas alterações.

Guilhermina Suggia interpreta Kol Nidrei

Quando escrevemos há uns dias este post sobre Guilhermina Suggia chegamos à conclusão que quem queira ouvir um pouco desta grande instrumentista do século XX terá bastante dificuldade dado que existem poucas gravações e os CDs que existem são dificeis de encontrar.

Há uns tempos consegui encontrar um disco da Dutton que inclui o concerto de Haydn em Ré Maior para Violoncelo e Orquestra, o Kol Nidrei de Max Bruch , o Concerto de Lalo em Ré Menor e a Sonata em Sol Maior de Sammartini.

Para que possam ouvir esta nossa instrumentista coloquei no You Tube um video com uma destas obras, especificamente o Kol Nidrei de Max Bruch. Obviamente se gostarem recomenda-se a compra do referido disco. A gravação desta obra foi efectuada em 1927 sendo a Orquestra e o maestro da mesma desconhecidos.

Oportunidades na Amazon