quarta-feira, 9 de abril de 2008

Carl Philippe Emanuel Bach (1714 - 1788)

Se há um caso que se poderia utilizar como ilustração das dificuldades que um filho pode passar para se afirmar por causa da fama do pai este seria sem dúvida um excelente exemplo.

Na realidade Carl Philipp Emanuel Bach nascido a 8 de Março de 1714 em Weimar é o segundo filho do já nosso conhecido Johann Sebastian Bach.

Não sabemos se para tentar evitar essa sombra ou se puro e simples gosto (duvidamos) ainda tentou a carreira da advocacia mas após concluir os seus estudos de direito nas universidades de Leipzig e Frankfourt em 1738 desistiu e decidiu dedicar-se inteiramente à música.

Um meses mais tarde ajudado por uma carta de recomendação de Sylvius Leopold Weiss (compositor alemão do fim do período barroco) consegue um lugar ao serviço do principe Frederico Segundo da Prússia. Em 1740 com a ascensão deste ao poder tornou-se membro da orquestra real. CPE Bach era por esta altura um dos maior cravistas da Europa, o que claro o motiva a escrever mais de trinta sonatas e concertos para este instrumento.

A sua reputação como compositor estabeleceu-se com as duas séries de sonatas que dedicou respectivamente a Frederico o Grande e a ao Grande Duque de Würtenberg.

Embora tenha composto um conjunto impressionante de obras de música sacra foi sem dúvida no cravo que manifestou todo o seu talento. Não fosse a comparação com o seu pai seria hoje considerado um dos grandes compositores para este instrumento e certamente muito mais conhecido ... Além do seu inegável talento enquanto compositor não é também de desprezar o seu contributo enquanto teórico no ensino dos instrumentos de teclas. Na verdade o seu método Versuch über die wahre Art das Clavier zu spielen constitui a base os fundamentos nos quais repousam os métodos posteriores de Clementi e Cramer.

Tendo sido considerado e estimado pela geração de que fundou as bases - Haydn, Mozart e Beethoven - todos manifestaram admiração pelo seu génio CPE Bach caiu no esquecimento durante o século XIX. Felizmente hoje estamos aos poucos a recuperar uma imagem um pouco mais correcta do génio deste compositor.

Como raramente colocamos aqui exemplos para flauta a solo (desculpem os fãs deste instrumento é mesmo porque é normalmente mais difícil encontrar exemplos) desta vez vamos exemplificar o trabalho deste compositor com uma peça para este instrumento. Trata-se do segundo andamento da sonata para flauta solo que podem ouvir aqui e de uma parte do concerto para flauta em Sol Maior que podem ouvir aqui . Trata-se aliás neste segundo caso de uma interpretação fantástica de um grupo "Arte dei Suonatori especialistas em música barroca ...

Faleceu em Hamburgo a 14 de Dezembro de 1788.

1 comentário:

  1. Um ponto importante no "Vesuch..." é o papel que CPE Bach dá ao intérprete, uma nova concepção de responsabilidade, sobretudo na ornamentação. Bach regula-a no sentido de acabar com alguns "exageros" barrocos.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon