O post de ontem sobre a minha curiosidade acerca de uma "string de query" aguçou a curiosidade de alguns leitores. Claro que a culpa foi minha porque por deformação profissional (a minha profissão é um marketing e em particular o marketing na internet) não reparei que estava a utilizar jargão profissional.
Bem uma "string de query" é a expressão que a pessoa utiliza no Google (ou noutro motor de pesquisa, mas neste caso quase 100% vêm do Google) para encontrar o meu site. Ou seja a pessoa vai ao Google coloca a expressão "quem não gosta de farinha ...musica" o Google acha que o meu blog é relevante e apresenta-o na lista de sites a pessoa clica e vem ter ao meu blog.
Utilizando um software de análise como por exemplo o Google Analytics (que é o que eu utilizo) ou o Stat Counter (que confesso também utilizo só para efeitos de comparação :-) - Isto aqui é mesmo deformação profissional, basta utilizarem um :-)) podem saber quais são essas strings através de uma interface web (sem terem de perceber de informática ...). Atenção não identificam a pessoa que as fez claro, não se trata aqui de violar a privacidade dos leitores, apenas se sabe de forma agregada.
Porque razão isto é útil ? Bem dá uma excelente percepção daquilo que os vossos leitores procuram e encontraram e sobretudo daquilo que procuraram e não encontraram (e deveriam ter encontrado :-)) .
Por exemplo ontem alguém procurou por "festival bach na madeira". Ora eu não fazia a minima ideia da existência de semelhante festival (ou pelo menos não estava recordado disso) mas vou claramente investigar do que poderá resultar em breve uma recomendação :-) ...
Outros exemplos, o número de pessoas que chegam ao nosso blog procurando por Monteverdi é muito, muito superior ao que seria de esperar tendo em conta a notoriedade do compositor em causa. Logo isso leva-me a crer que das duas uma: Ou há um défice de informação sobre este compositor em lingua portuguesa (possível) ou então há algo no conteúdo que escrevi sobre Monteverdi que funciona melhor no mecanismo de indexação do Google ... A explicação disto agora seria um novo post (mas aqui já estou a exagerar na "seca" ... )
Espero ter saciado a curiosidade dos meus leitores ... :-) perguntem sempre. O único risco é levarem "secas" deste tipo ...
Obrigado Fernando, pela paciência, prontidão e clareza.
ResponderEliminarEstamos sempre a aprender!
Carpe diem!
Olá!
ResponderEliminarNa minha xafarica às vezes falo a sério e escrevo uns artigozinhos sobre música. Gosto particularmente de escrever sobre Bach (qualquer dia passa).
Quem tenha interesse, recomendo alguns artigos
A série "A caminho de Bach"
http://caldeiradadeneutroes.blogspot.com/
2007/04/caminho-de-bach.html
"Bach, o Ómega"
http://caldeiradadeneutroes.blogspot.com/
2007/04/bach-o-mega.html
"Gustav Leonhardt toca Buxtehude"
http://caldeiradadeneutroes.blogspot.com/
2007/03/gustav-leonhardt-toca-buxtehude.html
Boas leituras e parabéns pelo blogue.
"Seca" nenhuma, Fernando, obrigada pelas informações, vou instalar o Google Analytics, parece engraçado.
ResponderEliminarAhhh, por isso percebe tanto de internet! Que engraçado... imaginava-o num escritório, mas nunca nessa área :D
ResponderEliminarOlá Tarzan - Me NOT Jane (desculpe não consegui evitar o trocadilho destituído de piada ... ). Fica a promessa de uma visita mais demorada à caldeirada de neutrões (sem mais piadas agora sobre o título do blog).Obrigado pelos parabéns claro.
ResponderEliminarGi: Experimente que é muito útil e engraçado também, por exemplo saber as cidades de que nos lêem é engraçado.
Ap: LOL ... Pois a minha vida é mesmo o Marketing. A Internet é um dos meios em que trabalho e na verdade a minha especialidade dentro do Marketing. Uma das áreas onde já dei aulas ... :-)