quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Biografia de Francesco Geminiani (1687-1762)

Hoje tenho de começar por confessar a minha ignorância ! Nunca tinha ouvido antes sequer falar deste compositor e obviamente nunca tinha ouvido nada dele, pelo menos que me recorde. Porém ao ler alguns textos sobre Corelli e Scarlatti descobri algumas referências a este violinista e compositor que me intrigaram o suficiente para procurar algumas das suas composições. Como gostei aqui fica o post do dia de hoje sobre Francesco Geminiani.

VIDA

Francesco Geminiani nasceu a 5 de dezembro de 1687 (sim seria hoje o seu aniversário mas juro-vos que é coincidência) na cidade de Luca.

Estudou música com Scarlatti e Corelli sendo também conhecido por ter escrito um manual de violino que apesar de não ser o primeiro do tipo é sem dúvida o primeiro a incluír os fundamentos do que hoje se consideraria ser um manual técnico fundamentado. Quem tiver curiosidade pode ler a tabela de conteúdos aqui (caso estejam muito interessados no livro podem mesmo adquiri-lo - uma das maravilhas da net - neste site).

Geminiani viveu grande parte da sua vida em Londres onde era muito apreciado como professor e onde faleceu a 17 de Setembro de 1762.

OBRA

As suas principais obras são três conjuntos de Concerto Grossi Op.1, Op. 2 e Op. 7 . São obras que se podem considerar muito próximas de Corelli (note-se que na altura Geminiani estava em Londres que era completamente dominada pelo estilo de Corelli). Para ilustrar o estilo típico do compositor escolhemos uma orquestra de época : A Europa Galante num concerto em Bucareste por ocasião do festival Enescu.



Porém ao procurarmos este video no You Tube deparamos com uma autêntica pérola que não podiamos deixar de forma nenhuma de vos mostrar. Trata-se de uma interpretação de Philippe
Hirshhorn de uma parte da Sonata em C de Geminiani (infelizmente não completa ...) mas vale a pena ouvir este bocado ...



PETIÇÃO EM DEFESA DAS CRIANÇAS

Caros Leitores

Um pouco off topic em relação ao tema deste blog mas on topic relativo à minha preocupação quanto ao assunto em causa gostaria de chamar a vossa atenção para o email que recebi sobre uma petição que está a decorrer que nos merece o maior respeito pelo objectivo, pelo texto da petição e pela promotora da mesma.

Trata-se de uma petição cujo objectivo é (e passo a citar de acordo com o email que recebi):

PETIÇÃO para estabelecimento de medidas sociais, administrativas, legais e judiciais, que realizem o dever de protecção do Estado em relação às crianças confiadas à guarda de instituições, assim como as que assegurem o respeito pelas necessidades especiais da criança vítima de crimes sexuais, testemunha em processo penal.

Desta forma pedimos aos leitores deste blog que apontem os seus browsers a:

http://www.petitiononline.com/criancas/petition.html

Que leiam com atenção e se concordarem com o exposto não deixem de assinar. Eu sei que pode parecer inútil, ineficaz mas a verdade é que a mudança começa por nós, por cada um de nós. Como costumo dizer - temos exactamente a democracia que merecemos - nem mais nem menos.

Oportunidades na Amazon