quinta-feira, 5 de novembro de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #42)

As 10 pesquisas da semana 

Não consideramos nesta lista de pesquisas aquelas que foram sendo tratadas ao longo da semana : Anton BruknerConcerto para Violino de Dvorak, Sandra Medeiros (Soprano).

  1. musica vocal a capella : Falamos deste tipo de música no nosso dicionário de termos musicais. Pode encontrar a definição, história e alguns exemplos aqui.
  2. sonata appassionata : Esta é uma daquelas pesquisas que vai passar a fazer parte da nossa secção de pesquisas frequentes tantas vezes a temos encontrado nas listas. esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven
  3. "maestro josé monteiro" : Bom nós encontramos um maestro chamado José Miguel Monteiro mas não sabemos se corresponde ao que o nosso leitor procurava. O José Miguel Monteiro que encontramos é o Maestro da Sociedade Filarmónica de Crestuma. Se souberem mais sobre este maestro ou considerarem que se trata de um outor José Monteiro estejam à vontade para nos ajudar com sugestões e links.
  4. "patrizia giliberti" : Professora no Conservatório Regional de Évora e doutoranda na Universidade de Évora onde está a elaborar a sua tese que versa o trabalho de Scarlatti. Patricia Giliberti nasceu em Matera (Itália) sendo especializada em música antiga. Efectuou vários recitais por toda a europa quer em Piano quer em cravo e tanto a solo como em agrupamentos de música de camara. Mais informações nesta biografia que encontramos no site da escola onde lecciona.
  5. as melhores músicas de paganini : Não é muito fácil dizermos quais são as "melhores músicas" de um determinado compositor. As mais emblemáticas serão certamente os seus 24 caprichos e o seu primeiro concerto para violino.
  6. gabriela canavilhas : Que se trata da nossa actual ministra da Cultura creio que todos sabemos. que dirigiu a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Escola Superior de Orquestra e outras entidades ligadas às Metropolitana já menos saberão (onde aliás em meu entender realizou um excelente trabalho) de onde saiu para desempenhar o cargo de Secretária da Cultura do Governo Regional dos Açores. Finalmente o mais relevante para este blog, Gabriela Canavilhas é também uma excelente pianista tendo na sua discografia a publicação de 7 CDs entre os quais vários com composições de portugueses com especial destaque para Bontempo e Alfredo Keil. Leiam uma biografia razoavelmente completa aqui.
  7. livro de estudo mathieu crickboom : Mathieu Crickboom foi um grande violinista (está na nossa lista) belga (1871 -1947) discípulo de Eugène Ysaÿe e membro do famoso quarteto com o mesmo nome e parceiro de Casals num outro agrupamento de música de camara. Foi professor no conservatório de Liége tendo desenvolvido um método de ensino de violino que continua a ser ainda hoje bastante popular. Este método dividido em 5 livros é relativamente fácil de encontrar nos nossos dias graças à net, vejam por exemplo nesta loja.
  8. morte stich randall: Leiam este texto e está tudo dito ...
  9. mozart sinfonia jupiter : Falamos desta sinfonia aqui.
  10. musica classica de trompete: Não há muitas composições escritas para este instrumento. Vou procurar compilar uma lista. Para já proponho que oiçam esta obra.


Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Sonata para piano de Beethoven de que falamos aqui.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatísticas


Tivemos esta semana 488 visitas (-12,7%) das quais 335 de Portugal (-11,84%) e 104 do Brasil (-13,44%). Ao terceiro lugar voltou a França com 19 visitas. Lisboa com 119 visitas (+15,53%) foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 67 visitas (-5,63%) finalmente em terceiro voltou a cidade de São Paulo com 18 visitas.

Destas 93 foram directas (+14,81), 152 foram através de sites de referência (-28,30%) enquanto 243 foram de motores de pesquisa (-8,65%).

Oportunidades na Amazon