domingo, 7 de setembro de 2008

As pesquisas interessantes da semana (#4)

quem é o pai da musica clássica: Penso que já respondemos em tempos a esta questão. Na verdade não se pode falar de "um pai" embora se definirmos melhor o que se entende por pai talvez se possa dar uma resposta. Para já supondo que nos estamos aqui a referir à música clássica como um todo e não ao período clássico apenas e se quisermos identificar o músico mais relevante que esteve na charneira entre a música Renascentista e o período Barroco então teríamos de identificar como "pai" Claudio Monteverdi. Se por outro lado este leitor se estiver a referir apenas ao período clássico então esse título cabe pela mesma razão a Haydn.

purcell recebeu algum tipo de orientação musical na infância: Sim Purcell começou muito cedo a sua educação musical. O pai tendo falecido quando tinha apenas 6 anos foi colocado à guarda do seu tio que conseguiu encontrar um lugar no coro da Capela do Rei. Estudou também nessa altura composição. Quando compôs a sua primeira obra conhecida Purcell tinha apenas 11 anos.

sonda espacial bach: Suponho que o nosso leitor se está a referir à sonda espacial Voyager 1 e Voyager 2 lançadas em 1977 e que depois de explorarem os confins do nosso sistema solar irão saír dele (neste momento já saíram). Nessas sondas está incluído um disco dourado com músicas representantes das várias culturas da terra para o caso destas sondas virem a ser encontradas por outras formas de vida inteligentes. A comissão que decidiu quais as músicas a serem incluídas for presidida por Carl Sagan. Além da musica o disco inclui sons da terra uma mensagem de paz nas várias línguas da terra, várias imagens e simbologia matemática. No que nos diz respeito, a música clássica os trechos escolhidos foram:
  • Bach, Brandenburg Concerto No. 2 in F. First Movement, Munich Bach Orchestra, Karl Richter, conductor. 4:40
  • Bach, "Gavotte en rondeaux" from the Partita No. 3 in E major for Violin, performed by Arthur Grumiaux. 2:55
  • Mozart, The Magic Flute, Queen of the Night aria, no. 14. Edda Moser, soprano. Bavarian State Opera, Munich, Wolfgang Sawallisch, conductor. 2:55
  • Stravinsky, Rite of Spring, Sacrificial Dance, Columbia Symphony Orchestra, Igor Stravinsky, conductor. 4:35
  • Bach, The Well-Tempered Clavier, Book 2, Prelude and Fugue in C, No.1. Glenn Gould, piano. 4:48
  • Beethoven, Fifth Symphony, First Movement, the Philharmonia Orchestra, Otto Klemperer, conductor. 7:20
  • Beethoven, String Quartet No. 13 in B flat, Opus 130, Cavatina, performed by Budapest String Quartet. 6:37
Existe um livro e um CD chamados "Murmúrios da Terra" que são uma réplica exacta do disco da Voyager mas pelo que sei estão esgotados (podem tentar no Ebay eventualmente). Vou ver se existe forma de obter este conteúdo online. Confesso que tenho uma grande admiração por esta atitude da espécie humana. É tão profundamente romântica ! As probabilidades destas sondas virem a ser encontradas é inferior ao totoloto, no entanto foi colocado um grande esforço na escolha.

rudolf nureyev - músicas que gostam de ouvir: Bem suponho que a pergunta seria: Que músicas Rudolf Nureyev gostava de dançar . Bem confesso que não faço a mínima ideia mas recomendo a visita ao site oficial da fundação Nureyev aqui. Se prefirem podem também ver no YouTube alguns dos meus bailados preferidos ... Romeo e Julieta (Prokofiev) aqui ou o Lago dos Cisnes (Tchaikovsky) aqui ou ainda Nureyev e Margot Fontaine no seu primeiro Giselle aqui.

quando nasceu o pianista dong-min lin? Dong-Min Lin tem um irmão Dong-hyek que é quatro anos mais novo e que neste momento tem 23 anos. Por isso Dong-Min Lin terá neste momento 28 anos e assim deverá ter nascido em 1980.

lista de maestros musica clássica: Bem esta questão merece um post só por e por essa razão convidamos a ver a lista num segundo post ainda hoje ou talvez já só amanhã.

Berlioz - Uma visão rápida sobre outras obras

Vamos terminar este ciclo sobre Berlioz com uma visão rápida sobre algumas das restantes obras de Berlioz. Possivelmente mais tarde iremos vê-las em maior detalhe mas por agora fica aqui uma menção breve porque sinceramente valem a pena ser conhecidas.

Em primeiro lugar a obra-prima de Berlioz no que diz respeito à Opera. Esta obra nunca foi estreada na sua totalidade em vida de Berlioz (o autor teve de a separar em dois para conseguir que a segunda parte fosse executada). A ópera chama-se "Les Troyens" e foi composta entre 1856 e 1858. Oiçam aqui "Gloire à Didon" pela New York Metropolitan Opera gravada em 1983.

Berlioz apreciava imenso Shakeaspeare. Lembram-se certamente de vos ter contado que conheceu a inspiradora da sua sinfonia fantástica precisamente numa interpretação de uma peça deste autor ? Esse amor transparece em várias das suas obras. Por exemplo na abertura Kink Lear, composta em 1831 em Nice quando voltava de Itália depois de ter ganho o Grande Prémio de Roma e que podem ouvir aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte).

Mas talvez a peça onde esse gosto seja mais evidente é na sinfonia Romeo and Juliet onde literalmente como diz Bernstein Berlioz escreveu musicalmente a paixão dos dois adolescentes linha a linha. Proponho que oiçam aqui Carlos Kalmar maestro da orquestra sinfónica de Lahti explicar a sinfonia. De certa forma como diz o maestro esta peça é inspirada no esquema fixado pela nona de Beethoven embora Berlioz tenha levado a ideia de Beethoven muito mais longe. Como diz Carlos Kalmar Berlioz escreveu 50 anos antes do seu tempo ...

Ainda sobre esta obra não posso deixar de vos recomendar que oiçam Leonard Bernstein ensaiar esta peça com os jovens da Schleswig Holstein Festival Orchestra. Como ele diz numa das partes do vídeo primeiro terão de ler Shakeaspeare e depois a peça vai parecer-vos diferente. São cinco partes mas garanto-vos que vale a pena cada minuto. Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5. Podem ouvir também o final desta sinfonia aqui. Algumas semelhanças com o final da nona de Beethoven certamente.

Não poderiamos terminar esta visita relampago a outras obras de Berlioz sem falar da "Damnation de Faust" sobre o texto de Goethe, traduzido por Gérard de Nerval. Podem ouvir aqui um extracto pelo Nikikai Chorus group e pela Orquestra de Tóquio dirigida por Charles Dutoit, ou se preferirem a Callas também podem ouvir aqui. Mas também seria injustificável esquecer L´Enfance du Christ de que podem ouvir uma explicação aqui por Sir Collin Davis e um extracto da obra aqui.

E o que dizer das dezenas e dezenas de canções que Berlioz compôs como por exemplo Zaide aqui interpretada por Cecilia Bartoli.

Por fim o que dizer de Berlioz como escritor ? Como se devem recordar utilizamos muitos dos textos dele para vos apresentar as sinfonias de Beethoven (por exemplo aqui). Sem dúvida que a sua obra "Grand Traité d’Instrumentation et d’Orchestration Modernes" é um marco importantíssimo na história da música. Felizmente graças a net é possível hoje encontrar facilmente extractos desta obra e mesmo o texto completo da mesma (por exemplo aqui).

Em resumo Berlioz era conhecido por ser particularmente dado aos queixumes dizendo frequentemente que lhe amputavam a hipótese de glória e reconhecimento pela pequenez das vaidades ou outros defeitos humanos. Porém num ponto tem razão : O seu génio incontestável, suficiente para o colocar ao nível dos grandes mestres da música clássica é muitas vezes ignorado ou pelo menos subalternizado.

Oportunidades na Amazon