domingo, 22 de março de 2009

Votação - Actualização de resultados

Ora bem temos neste momento 70 votantes (+11 do que no anterior post) na eleição do nosso concerto de violino preferido. A classificação para mim é uma certa surpresa com o concerto para Violino de Beethoven na frente. Registam-se 120 votos (+15 do que no anterior post) ou seja uma média que não chega a 2 votos por pessoa. Não se esqueçam que podem votar em mais do que um.

A surpresa pela negativa é a má classificação de Mendelssohn que sempre pensei (e desejei) que estivesse mais perto dos primeiros. Reforçou-se a liderança de Beethoven e o Concerto em Lá menor de Bach também subiu ...

A partir de agora iremos regularmente actualizando esta lista. Faltam 19 dias para terminar a votação.

1º Beethoven (Op. 61) .................. 16 votos (info. aqui)
2º Tchaikovsky (Op. 35) ................ 13 votos (info. aqui)
2º Bach (BWV 1041) ..................... 13 votos (info. aqui)
4º Brahms (Op. 77) ..................... 12 votos (info. aqui)
5º Mozart (nº3) ........................ 09 votos
6ºs Mendelssohn (Op. 64) ............... 07 votos (info. aqui)
6ºs Sibelius ........................... 07 votos
6ºs Stravinsky ......................... 07 votos
9ºs Bruch .............................. 06 votos
9ºs Paganini (Op. 6) ................... 06 votos (
info. aqui)
11ºs Shostakovich ...................... 04 votos
(info. aqui)
11ºs Kachaturian ....................... 04 votos (
info. aqui)
13ºs Elgar ............................. 03 votos (info. aqui)
13ºs Saint Saens ....................... 03 votos (info. aqui)
13ºs Glass ............................. 03 votos
16ºs Korngold .......................... 02 votos
(info. aqui)
16ºs Prokofiev ......................... 02 votos
18ºs Vieuxtemps ........................ 01 voto (info. aqui)
18ºs Dvorak ............................ 01 voto
18ºs Glazunov .......................... 01 voto

Mendelssohn - Concerto para violino (Op. 64)

Desculpem-me mas não resisto a fazer campanha por este concerto, o primeiro dos grandes concertos românticos.

Embora este concerto pareça bastante tradicional na forma sendo composto por três andamentos na sequência rápido-lento-rápido na verdade é profundamente inovador numa série de detalhes que viriam a ser utilizados em muitos dos concertos de violino da época romântica.

O concerto estava pensado desde 1838 mas apenas foi concluído em 1844/1845 uns meros três anos antes da sua morte. Como já vos disse Mendelssohn é provavelmente um dos génios musicais mais sub-apreciados da história da música. Talvez porque a sua vida não tenha tido especiais dificuldades, a sua família era abastada, talvez porque era sobredotado (e não só na música onde inclusivamente era mais precoce do que o próprio Mozart), Mendelssohn nunca sentiu dificuldades existenciais: tudo para ele sempre parecia simples ...

Bem voltando ao concerto este foi estreado a 13 de Março de 1845 em Leipzig pelo violinista Ferdinand David, ilustre violinista e amigo do compositor e para quem efectivamente o concerto foi escrito.

1º Andamento (Allegro molto appassionato) : Este andamento começa praticamente com a primeira novidade introduzida por Mendelssohn. Enquanto na tradição clássica havia uma introdução orquestral no caso deste concerto começa-se quase de imediato com o solista. A segunda caracteristica deste concerto que na época foi bastante original diz respeito à cadenza que foi explicitamente escrita por Mendelssohn e colocada de forma bastante original. A terceira originalidade está relacionada com o facto do segundo andamento ser tocado sem paragem (como aliás vai acontecer do segundo para o terceiro). Oiçam aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte).

2º Andamento (Andante) : Este andamento tem uma das minhas melodias preferidas. Dir-se-ia que literalmente o violino está a cantar. Oiçam aqui a interpretação deste andamento.

3º Andamento (Allegretto non troppo – Allegro molto vivace) : Se no segundo andamento era a melodia neste terceiro andamento é todo o ambiente feérico (não nos admiraria muito se um elfo saísse do meio da orquestra) até ao fecho num crescendo de orquestra frenético. Oiçam aqui este andamento.

O conjunto dos três andamentos são normalmente interpretados em cerca de meia-hora mas é das meias-horas musicalmente mais intensas que conheço. Não se esqueçam de votar neste concerto, ele merece !

Concerto em Alcains com Tiago Santos amanhã 23 de Março

No blog Fantasia Musical que é um dos que tenho o prazer de seguir com mais regularidade li hoje que amanhã 23 de Março haverá em Alcains um concerto do quarteto str1g3ndo em que participa como primeiro violino Tiago Santos de que tínhamos falado a propósito da Orquestra do You Tube de que terá sido o único português classificado (o condicional existe aqui apenas porque não tenho a certeza que Rodolfo Vieira não tenha também sido escolhido ...). Em todo o caso Tiago Santos foi de certeza seleccionado !

Por isso já sabem se estiverem perto de Alcains não percam este concerto. Os detalhes no blog Fantasia Musical.

Oportunidades na Amazon