sábado, 21 de março de 2009

Bach (BWV 1041) - Concerto para Violino (Lá Menor)

Não percam aqui os resultados actuais da nossa votação para o concerto de violino preferido.

Os concertos para violino de Bach (os três se incluirmos o duplo concerto BWV 1043) são fortemente influenciados por Vivaldi (aliás eventualmente uma das injustiças pela sua ausência da nossa lista).

O concerto é constituído como é normal por três andamentos na estrutura que já conhecemos (rápido-lento-rápido) mas contrariamente ao que será costume no período clássico o andamento mais longo e se quiserem o "coração" do concerto é o segundo andamento e não o primeiro.

Uma outra característica distintiva deste concerto em relação a quase todos os restantes desta lista é que tal como era normal no período barroco o solista está muito mias integrado no som da orquestra e não assume uma dimensão de tanto protagonismo como nos concertos do período clássico e sobretudo romântico.

1º Andamento (Allegro moderato): Este andamento é o meu preferido apesar do segundo ser como veremos pela sua natureza introspectiva muito belo também. Mas este é o andamento que me fez colocar este concerto nesta lista em toda a honestidade. Tenho para vos propôr duas versões. Uma que procura recriar o espirito da época pela orquestra Il Giardino Armonico aqui e outra versão pelo nosso conhecido Oistrakh aqui (notem a diferença de tempo das duas versões ...)
2º Andamento (Andante) : Este andamento é formado por uma linha de baixo quase continua sobre a qual se sobrepõe uma melodia cantada pelo violino solo. Simples mas extraordinariamente belo. Oiçam aqui Hilary Hahn.
3º Andamento (Allegro assai) : Este andamento também é relativamente curto tal como o primeiro, apenas três minutos e meio ... mas que minutos :-) . Oiçam aqui por Hilary Hahn.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon