terça-feira, 4 de agosto de 2009

As vinte e cinco melhores sinfonias

Nesta segunda fase temos então 24 sinfonias a votação que iremos reduzir às melhores 10 para a fase final. Para ajudar na votação incluímos links para as descrições que já efectuamos e também links directos para extractos no You Tube das passagens mais significativas. A ordem corresponde à vossa preferência até agora. Não temos ainda uma descrição para todas as entradas e em alguns casos ficam aqui as promessas de descrições mais detalhadas para breve.
A votação já se iniciou.

Este post vai ser actualizado à medida que formos completando as entradas ainda em falta.
  • Beethoven Nº 9 : Esta sinfonia em Ré Menor Op. 125 como sabem é uma das minhas preferidas. O quarto andamento só por si é quase uma sinfonia. Falámos deste quarto andamento aqui (e do resto da sinfonia aqui). Esta sinfonia caracteriza-se pela utilização do elemento coral o que sem ser absolutamente inédito nesta dimensão foi certamente percursor e inspirador. Para quem queira ouvir um extracto desta obra recomendamos este post no You Tube, uma interpretação em Berlim absolutamente histórica com direcção de Bernstein, músicos de várias orquestras e a celebração da queda do muro de Berlim (com uma adaptação da letra do poema).

  • Beethoven Nº 3 : Op. 55 em Si Bemol Maior tem um segundo andamento - Marcha Fúnebre - que não só é dos mais pungentes da história da música como também é sem dúvida dos mais vezes interpretados. Houve alguns critícos, contemporâneos de Beethoven que até pensaram que a obra poderia e deveria acabar no fim deste segundo andamento. Falamos desta história e deste andamento aqui. A designação Eroica desta sinfonia deve-se ao facto de ter sido originalmente pensada como uma homenagem a Napoleão (Beethoven arrependeu-se assim que este se proclamou Imperador). Oiçam uma parte desta sinfonia aqui na interpretação de Abbado e da Filarmónica de Berlim (continuado aqui)

  • Beethoven Nº 7 : Nesta composição Op. 92 em Lá Maior também é o segundo andamento o mais conhecido e uma das composições que melhor demonstram o génio do compositor. Leiam o post aqui. Neste video do You Tube oiçam uma interpretação do segundo andamento por Askhenazy e a Sinfónica de Nova Iorque.

  • Brahms Nº4 : A Ultima das sinfonias de Brahms e sem dúvida a mais romântica das quatro é até agora a vossa quarta escolha. Esta composição Op. 98 em Mi Menor foi também a ultima obra que Brahms pode ouvir ao vivo na interpretação ocorrida pela celebração do seu 64º aniversário. Também já abordamos esta sinfonia neste post . Para ouvir (e ver) uma interpretação do mesmo neste caso por Carlos Kleiber basta clicar aqui.

  • Schubert Nº 9 : Dada a total confusão na designação das sinfonias de Schubert pela contabilização (ou não) de duas sinfonias incompletas convém referir que estamos aqui a fazer menção à D.944 em Dó Maior ou "A Grande". Falamos deste problema de numeração neste post e também brevemente desta sinfonia neste post. Esta sinfonia mereceu um uma atenção especial aqui. Para ouvirem de imediato um extracto do primeiro andamento podem apontar os vossos browsers para uma interpretação de Karl Bohm dirigindo a Sinfónica de Viena.

  • Dvorack Nº9 : Esta foi uma sinfonia (Op. 95 em Mi Menor) que ainda não referenciamos neste blog essencialmente porque na nossa aproximação cronológica ainda não chegamos a este compositor. Assim iremos em breve fazer um post sobre esta sinfonia. Por agora numa história breve diremos que esta sinfonia foi composta por Dvorack em 1893 durante a sua estadia nos Estados Unidos sendo de longe a sua sinfonia mais conhecida. O nome da Sinfonia "Do novo Mundo" refere-se ao facto de ter uma forte inspiração na música nativa americana sendo que muitos musicologos incluindo por exemplo Bernstein vêm nesta obra uma verdadeira inspiração multicultural, um hino se quisermos a harmonia entre os homens de várias raças e credos. Proponho ouvirem Herbert von Karanjan com a Orquestra Sinfónica de Nova Iorque com uma parte do primeiro andamento; não deixarão por certo de facilmente identificar as influências de que falámos.

  • Beethoven Nº 5 : A quarta das sinfonias de Beethoven (Op. 67 em Dó Menor) presente nesta lista é também aquela em que para mim é mais díficil identificar um andamento que vos possa recomendar acima dos restantes (pese embora o facto do seu início ser possivelmente um dos mais conhecidos trechos de música clássica). Nós abordamos esta obra neste post. Na falta de um outro critério (gosto igualmente de todos os andamentos) oiçam aqui o início com aqueles acordes fantásticos e uma interpretação sem qualificativos possíveis de Bernstein com a Sinfónica da Baviera.

  • Mahler Nº 2 : Este é um compositor de que também ainda não falamos neste blog e por essa razão também não abordamos esta sinfonia. Numa pequena história podemos dizer que esta sinfonia apelidada da "Ressureição". Trata-se de uma sinfonia que tem uma duração de 90 minutos e que utiliza coros e nas palavras de Mahler "tantas cordas quantas possível". Trata-se de uma obra programática em que Mahler se interroga sobre a vida e a morte, a existência de uma vida após a morte e a transcendência da alma. Para vos ilustrar esta sinfonia escolhi uma interpretação de Bernstein, quando falarmos desta sinfonia em maior detalhe vão entender a razão desta escolha. Vejam assim o final da Sinfonia nº 2 de Mahler em Dó Menor, Bernstein com a Filarmónica de Londres.

  • Mozart Jupiter: A K. 551 foi a ultima sinfonia que Mozart compôs representando o culminar das suas capacidades de orquestração. Falámos desta sinfonia neste post. Para ouvirem um extracto desta obra recomendamos precisamente o ultimo andamento.

  • Tchaikovsky nº 6: Nesta lista de sinfonias temos apenas uma de Tchaikovsky, a sexta também denominada "Patética". Uma palavra que como referimos no post que lhe dedicamos não traduz, no seu significado actual, a intenção de Tchaikovsky. Uma obra para ser ouvida com o coração. Nesse quadro proponho-vos uma interpretação da Filarmónica de Moscovo dirigida por Arkady Leytush do início do primeiro andamento.

  • Mendelssohn Italiana : Desta sinfonia também já falamos neste post. Propomos que oiçam e vejam um pouco do primeiro andamento com a Leipzig Gendwaus dirigida por Kurt Masur.

  • Brahms Nº 2 : Aqui está outra sinfonia de que ainda não falámos. Enquanto não fazemos um post sobre esta composição fiquem com uma interpretação do segundo andamento por Karajan e a Filarmónica de Berlim.

  • Sibelius nº 5 : Aqui está outra sinfonia de que ainda não falamos neste blog. Esta composição Op. 82 em Mi Bemol Menor foi composta em 1915 sendo constituída por 3 andamentos. Podem ouvir aqui um extracto do primeiro andamento interpretado pela Filarmónica Sueca dirigida por Esa-Pekka Salonen.

  • Bomtempo Nº 1 : Do compositor falamos neste blog aqui. Não abordamos esta sinfonia em particular. Aliás a bem dizer a sinfonia que endereçamos foi a segunda. Desta forma fica prometido um post sobre esta sinfonia. Por agora para terem uma ideia podem ouvir aqui o segundo andamento numa interpretação da Orquestra do Algarve dirigida por Álvaro Cassuto.

  • Freitas Branco nº1 : Deste compositor ainda não falamos e quanto a esta sinfonia em particular também não existem no You Tube interpretações. Desta forma ficam aqui prometidos posts sobre estes dois aspectos. Entretanto o nosso leitor Blogger colocou um video desta sinfonia que pode ouvir aqui.

  • Joly Braga Santos nº5 : Podem ouvir no You Tube o ultimo andamento (quarto) desta Quinta Sinfonia.

  • Mahler nº4 : Mais uma sinfonia por observar. A mais curta das sinfonias de Mahler e que também utiliza coro. Desta vez propomos que fiquem com a Orquestra Jovem de Mahler dirigida por Claudio Abbado.

  • Brahms Nº 3 : Falamos desta sinfonia aqui. Quanto a um extracto como vos dizia nesse post o terceiro andamento tem uma melodia de que dificilmente nos esquecemos. Oiçam aqui.

  • Schubert nº 8 :Outra das obras que ainda não foi referida. Também neste caso existe um trecho muito conhecido (por volta do minuto 2:00) do extracto que vos propomos com a Sinfónica da Baviera dirida por Mariss Jansons.

  • Berlioz Fantástica : Falamos detalhadamente desta sinfonia utilizando em grande parte as próprias palavras de Berlioz. Oiçam aqui um extracto do primeiro andamento.

  • Mahler Nº 5 : Mahler é juntamente com Beethoven um dos compositores mais representado nesta lista (nada menos do que 3 sinfonias). Também não falamos dela pelo que em breve teremos de fazer um post extra. Oiçam aqui a Orquestra de Filaldéfia dirigida por Christoph Eschenbach.

  • Haydn nº 104 : O inventor da forma sinfónica e autor de mais de cem sinfonias apenas tem uma nesta lista de vinte e cinco. Desta sinfonia não falamos. Oiçam um extracto do primeiro andamento pela Sinfónica da Baviera dirigida por Mariss Jansons. Tal como para as outras de que ainda não falamos em breve haverá um post.

  • Mendelssohn Escocesa : Falamos desta sinfonia neste post. Para ouvirem um pequeno extracto podem ouvir a Sinfónica de Graz dirigida por Achim Holub.

  • Mozart Nº 40 : Esta é uma sinfonia de que também ainda não falamos neste blog. Desta forma fica prometido em breve um post sobre a sinfonia. Por agora fiquem com Karl Bohm e a Sinfónica de Viena (notem que o inicio deste andamento é belíssimo e muito conhecido).

  • Brukner nº 7 : Este é um compositor de que ainda não falamos tendo em conta a aproximação cronológica que temos seguido. Desta forma por agora apenas os podemos convidar a visitar o Youtube e a ouvir esta interpretação de Celibidache (escolhemos a primeira parte do primeiro andamento). Fica também prometido para breve um post sobre esta sinfonia.

A ultima entrada é um"wild card", uma escolha do autor deste blog à quase revelia da vossa votação. Digo quase à revelia porque ainda assim tinha quatro votos ... Mas não posso deixar que Brukner fique de fora desta lista, por outro lado 25 é também uma conta certa ...

11 comentários:

  1. preocupar em relaçao a sinfonia de freitas branco. acabei de a colocar no youtube. deixo aqui o link para o primeiro movimento.

    http://www.youtube.com/watch?v=G1AR1V8p5io&feature=channel

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  2. Gosto muito do blog e amo música clássica.

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  3. Em minha opinião,toda forma de arte que contenha valores construtivos civilizatórios merece-nos respeito - destaco,porém,a música clássica/erudita,como sendo a mais elevada forma de arte,justamente porque,lidando com o som,os instrumentos musicais,a voz humana,pode atingir cumeeiras,digamos assim, metafísicas e espirituais de impressionante beleza e altissonante majestosidade. Dentre os vários bons tipos de músicas gênero clássico/erudito,destaco as peças grandiosas de Beethoven,Wagner,Mahler e similares,bem como existem melodias que ainda não foram orquestradas,também imensas,pertencentes a um gênero que pode chamar-se gênero erudito ergossônico, isto é,música clássica,apta a energizar multidões e multidimensões da Vida,em sua abrangência onímoda plena.A música ergossônica apresenta também o que aqui pode ser denominado natureza kosmotrônica,isto é,sons kósmicos,multidimensionais,a serem trabalhados com recursos eletrônicos,eletroacústicos,dando uma ideia das dimensões mais elevadas da Realidade,de onde,aliás,são provenientes.Este tipo de música será mais preponderante na Terra,a partir do século 22.

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  4. Brukner n. 9 e Fausto de Lizst estão entre as minhas preferidas. A 7ª de Beethoven também.

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  5. Comecei a escutar Dvorak por causa deste post. Obrigado por me apresentar música de colossal beleza.

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  6. Parece-me que a a música do século XX está pouco - muito pouco mesmo - representada na lista apresentada. Proponho a inclusão da Sinfonia nº3 de Gorecky.

    Rui Pedro Pinto

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  7. Alô vocês que conhecem a música erudita tão bem! Alguém sabe me indicar peças fortes, poderosas, apoteóticas e dramáticas como a 9º de Anton Bruckner?
    phillcco@outlook.com é o meu e-mail
    Bjus!

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    1. Primeiramente as outras sinfonias do próprio Bruckner ,além disso é provável que você goste das sinfonias de Mahler.

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  8. A sexta de Mahler é ouro puro..deveria estar na lista....

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