terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Temos de lutar pela democracia e o Quarto Concerto para Piano e Orquestra de Beethoven ...

Poderia ser a propósito do post de ontem caros leitores regulares ou visitantes ocasionais. Poderia ser a propósito mas não é que não me atreveria a utilizar palavras de Bernstein para tão prosaicos fins. 

Dizia Bernstein numa entrevista à NHK em 1985

 "You have to fight for democracy, you have to fight every day. It won't happen by itself. If you just sit back there will be no ‪‎democracy‬, therefore there will be no free debate, there will be no right of speech, human rights, there will be no basic way for the human society to conduct itself in such a way that there is ‪freedom‬, which brings ‪‎peace‬." 

Numa tradução rápida:

"Têm de lutar pela democracia, têm de lutar cada dia. Não irá acontecer por si mesma. Se ficar sentado não existirá democracia logo não existirá livre debate, não existirá direito de expressão, não existirão direitos humanos, não existirá forma através da qual a sociedade se conduzirá no caminho da liberdade e logo da paz"

Porque razão vos falo disto hoje? Bem duas razões diferentes mas que se podem resumir numa. Li hoje no Facebook Oficial do Maestro um post que remete para o concerto que vou ouvir na Gulbenkian na próxima Sexta ... e logo como acredito que não existem coincidências ou acasos ... fiquem com o quarto concerto para piano e orquestra de Beethoven neste caso num concerto cujos fins revertiam para a Amnistia Internacional . Claudio Arrau como solista , a Orquestra da Baviéria dirigida por Leonard Bernstein num concerto que teve lugar no distante ano de 1976 em Munique.

Os melhores 25 compositores

Ora bem ... para 2015 anuncia-se desde já um polémico tema. Vamos introduzir neste blog uma outra forma de iniciação à música clássica. Agora em vez de listarmos por um género musical especifico ou uma época especifica , um instrumento especifico ou então obra a obra sem restrição de género - tudo formas de selecção válidas e que já experimentamos neste blog - vamos antes propor uma selecção de 25 compositores que tem de conhecer.

Porquê 25? Bem por uma razão absolutamente cientifica. 10 é pouco - acreditem tentei e não consegui. 100 é demais ... poderiam ser 50 mas ... como já temos algumas listas de 25. Muito cientifico como vêm. Antes que me digam - mas e então o compositor X ou Y ? Pois listar 25 vai implicar escolha - mas será a nossa escolha e alguma democracia musculada em caso de necessidade :-) ... Não estejam descansados que neste blog não se pratica qualquer tipo de censura mesmo quando não se gosta da escolha da maioria.

Bom o processo eleitoral também vai ser altamente inovador. Vamos fazer isto numa espécie de jogo à australiana ... Vou propor-vos 75 compositores diferentes e vou pedir-vos simplesmente que comentem este post indicando o seguinte: Um compositor que tem mesmo de estar nos 25 e dois outros que pensem que não podem mesmo estar nesse grupo. Não se esqueçam que esta escolha é para pessoas que se querem iniciar à musica clássica.

Se houver um compositor que não esteja nesta lista de 75 e queiram colocar no vosso voto positivo podem fazê-lo (negativo não vale a pena por razões óbvias ... ).  Podem fazer tantos grupos de 3 quantos os desejarem (até ao limite óbvio de 25 grupos)  - não se esqueçam 1 Positivo 2 Negativos - sempre.

Para que servem os votos negativos ? Bom essencialmente como forma de desempate ...

A votação da comunidade será considerada vinculativa com 100 votantes diferentes ou 1000 votos o que ocorrer primeiro. Se no final do primeiro trimestre deste ano não tiver sido atingido um destes valores a comissão organizadora da votação procederá ao anuncio de uma nova fase com regras a anunciar.

A  nossa lista inicial é a seguinte . Ah, antes que me perguntem - a ordem tem algum sentido ?  Tem até ao nº 10 ... Até esse número seria a minha escolha num top 10 ... Depois entre o décimo e vigésimo estão outros dez de que seria muito mas muito difícil separar-me e por fim ... entre o número 20 e 25 os últimos 5 que seriam a minha escolha ... E esta será a única campanha eleitoral que o autor deste blog se permitirá.

Votação na forma de comentário . Por exemplo no meu caso votaria:

Beethoven (+) , Weber (-), Lalo (-) se quisesse votar uma segunda vez acrescentaria no mesmo comentário Bach (+) . Notem que aqui já não especifiquei os negativos que não são obrigatórios numa segunda, terceira ou quarta escolha. Os votos seguintes poderiam portanto listar apenas os restantes nomes que consideraria deverem estar nos 25 (até um máximo de 25 obviamente !).

  1. Beethoven
  2. Bach
  3. Mozart
  4. Mahler
  5. Brahms
  6. Chopin
  7. Tchaikovsky
  8. Prokofiev
  9. Schostakovich
  10. Schubert
  11. Wagner 
  12. Haydn
  13. Schumann
  14. Handel 
  15. Mendelssohn
  16. Berlioz
  17. Dvorack
  18. Fauré
  19. Liszt
  20. Stravinsky
  21. Verdi
  22. Sibelius
  23. Debussy
  24. Rimsky-Korsakov
  25. Ravel 
  26. Pucinni 
  27. Bruckner
  28. Telemann
  29. Saint-Saens
  30. Rossini
  31. Grieg
  32. Gluck
  33. Hindemith
  34. Montverdi
  35. Bartok
  36. Franck
  37. Vivaldi
  38. Bizet
  39. Mussorky
  40. Rameau 
  41. Richard Straus
  42. Vaughan Williams
  43. Smetana
  44. Strauss
  45. Weber
  46. Janacek
  47. Couperin
  48. Borodin
  49. Corelli 
  50. Scarlatti 
  51. Buxtehude
  52. Gounod
  53. Lalo
  54. Massenet
  55. Chausson
  56. Clementi
  57. Glinka
  58. Glazunov
  59. Max Bruch
  60. Elgar
  61. Copland
  62. Satie
  63. Poulenc
  64. Rachmaninoff
  65. Kachaturian
  66. Britten
  67. Kodaly
  68. Villa Lobos
  69. Carlos Seixas
  70. Domingos Bontempo
  71. Joly Braga Santos
  72. Carl Phillipe Bach
  73. Piazolla
  74. Bernstein

Oportunidades na Amazon