terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Temos de lutar pela democracia e o Quarto Concerto para Piano e Orquestra de Beethoven ...

Poderia ser a propósito do post de ontem caros leitores regulares ou visitantes ocasionais. Poderia ser a propósito mas não é que não me atreveria a utilizar palavras de Bernstein para tão prosaicos fins. 

Dizia Bernstein numa entrevista à NHK em 1985

 "You have to fight for democracy, you have to fight every day. It won't happen by itself. If you just sit back there will be no ‪‎democracy‬, therefore there will be no free debate, there will be no right of speech, human rights, there will be no basic way for the human society to conduct itself in such a way that there is ‪freedom‬, which brings ‪‎peace‬." 

Numa tradução rápida:

"Têm de lutar pela democracia, têm de lutar cada dia. Não irá acontecer por si mesma. Se ficar sentado não existirá democracia logo não existirá livre debate, não existirá direito de expressão, não existirão direitos humanos, não existirá forma através da qual a sociedade se conduzirá no caminho da liberdade e logo da paz"

Porque razão vos falo disto hoje? Bem duas razões diferentes mas que se podem resumir numa. Li hoje no Facebook Oficial do Maestro um post que remete para o concerto que vou ouvir na Gulbenkian na próxima Sexta ... e logo como acredito que não existem coincidências ou acasos ... fiquem com o quarto concerto para piano e orquestra de Beethoven neste caso num concerto cujos fins revertiam para a Amnistia Internacional . Claudio Arrau como solista , a Orquestra da Baviéria dirigida por Leonard Bernstein num concerto que teve lugar no distante ano de 1976 em Munique.

1 comentário:

  1. Arrau ! com Bernstein ! obrigado, Fernando.
    A música é eterna, a democracia não sei; a utopia bonita como Bernstein a descreve anda pelas ruas da amargura. Que a liberdade traga a paz, aí está uma boa polémica. Trará ?

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon