segunda-feira, 2 de junho de 2008

1 de Junho - Dia Mundial da Criança

Actualização: Recebemos já várias participações. Como pensamos que todos os dias deveriam ser vossos vamos manter este desafio aberto até à próxima Sexta-Feira.

Amanhã é o Dia Mundial da Criança. E por isso tenho um desafio especial para eles. Crianças "verdadeiras" ou adultos que tenham sabido manter a juventude dentro de si ...
Então o desafio é o seguinte ... Tinha que ser musical claro está ...

Existe desde 1924 uma declaração universal dos Direitos da Criança. Alguns de vós já a conhecem outros não ... Outros ainda terão-na esquecido na voragem dos dias que passamos.
O meu desafio é assim muito simples. Vamos musicar estes direitos para que se mantenham de forma mais permanente na nossa memória.

Cada um de vós escolha um dos direitos (vejam por exemplo o texto aqui ) e depois digam-me qual a música (clássica de preferência mas não é obrigatório) que pensam ilustra melhor essa parte do texto. Se puderem explicar porquê ainda melhor ...

Haverá uma pequena lembrança individual para todos os participantes e uma surpresa para todos no fim ... Como disse crianças e adultos podem participar ... juntos, separados como quiserem ...

Não terei acesso ao computador senão amanhã ao fim do dia por isso até lá não publicarei comentários ... mas não se preocupem que não ficam esquecidos.

As pesquisas curiosas e interessantes da semana

Esta semana os visitantes que chegaram ao nosso blog fizeram-no como de costume através de algumas pesquisas pertinentes outras intrigantes. Ás pertinentes reservei um post especifico para cada uma, as intrigantes ficaram todas aqui para que eventualmente alguém me consiga explicar o que era pretendido ...

"obras mais conhecidas de benjamin britten" : Certo. Ainda não chegamos à epoca deste compositor embora já tenhamos falado dele. A resposta aqui.

"ouvir musicas portenhas" : Certamente uma referência às Quatro Estações Portenhas de Piazzola. Resposta aqui.

"poema as quatro estações de vivaldi": Cada um dos concertos que compõem as Quatro Estações tem um poema associado que terá (ou não) sido escrito pelo próprio Vivaldi. Certo é que era costume a sua leitura antes de cada um dos concertos hábito que se perdeu. Resposta e link para os poemas aqui .

"quando falamos de música o que é um cravo" : Um cravo é um instrumento de cordas beliscadas tipico do período renascentista e barroco. Uma resposta mais detalhada aqui.

"sinfonias de beethoven - fur elise" : Bem não é uma sinfonia, mas falámos desta composição aqui. Já agora WoO 59 significa (Work Without Opus, ou seja um trabalho sem númeração de obra atribuída pelo compositor, não registada no seu livro de obras publicadas).

"quem foi : ignaz bernstein"
Esta não tem nada a ver com música. Percebo porém porque chegaram ao nosso blog. É que falámos de um Ignaz e de um Bernstein . Mas se como eu ficaram curiosos aqui fica a resposta do site "The Mendele Review" :

Ignaz Bernstein is known as the author of Juedische Sprichwoerter und Redensarten, a collection of 3987 Yiddish "shprikhverter un redensartn" (proverbs and expressions). A short biography by Herman Rosenthal written at the time Bernstein was still alive can be found in the on-line Jewish Encyclopedia

E agora para aquelas que realmente me deixaram completamente perplexo ... Sobretudo a segunda.

"gostava de ver o jornal o século de 23 de Dezembro de 1948" : Eu também, eu também. Mas porquê neste blog?

"num local perigoso há mais de 1 hora" : Grande mistério. O nosso blog é perigoso ? Ou é um refugio para o perigo ?

Os poemas das Quatro Estações de Vivaldi

Uma das outras pesquisas colocadas a semana passada dizia respeito aos poemas associados a cada uma das quatro estações de Vivaldi. Originalmente cada um dos quatro concertos de Vivaldi continha um poema que normalmente era lido antes do concerto se iniciar. Esta prática foi-se perdendo no entanto é justo considerar que estes fazem parte integrante da obra.

Podem encontrar os poemas nestes posts: Primavera, Verão, Outono, Inverno .

Oportunidades na Amazon