segunda-feira, 2 de junho de 2008

1 de Junho - Dia Mundial da Criança

Actualização: Recebemos já várias participações. Como pensamos que todos os dias deveriam ser vossos vamos manter este desafio aberto até à próxima Sexta-Feira.

Amanhã é o Dia Mundial da Criança. E por isso tenho um desafio especial para eles. Crianças "verdadeiras" ou adultos que tenham sabido manter a juventude dentro de si ...
Então o desafio é o seguinte ... Tinha que ser musical claro está ...

Existe desde 1924 uma declaração universal dos Direitos da Criança. Alguns de vós já a conhecem outros não ... Outros ainda terão-na esquecido na voragem dos dias que passamos.
O meu desafio é assim muito simples. Vamos musicar estes direitos para que se mantenham de forma mais permanente na nossa memória.

Cada um de vós escolha um dos direitos (vejam por exemplo o texto aqui ) e depois digam-me qual a música (clássica de preferência mas não é obrigatório) que pensam ilustra melhor essa parte do texto. Se puderem explicar porquê ainda melhor ...

Haverá uma pequena lembrança individual para todos os participantes e uma surpresa para todos no fim ... Como disse crianças e adultos podem participar ... juntos, separados como quiserem ...

Não terei acesso ao computador senão amanhã ao fim do dia por isso até lá não publicarei comentários ... mas não se preocupem que não ficam esquecidos.

10 comentários:

  1. É curioso que já há algum tempo que ando à procura, ou melhor, atento para tentar encontrar um cartaz, poster ou semelhante com a Declaração dos Direitos da Criança para pôr no quarto do meu filho. A ideia é que seja visualmente apelativa e interessante para uma (futura) criança.
    Em relação à associação Direitos/Música nunca tinha pensado nisso e é uma ideia interessantíssima.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Outros desafios para O Dia Mundial da Criança.

    Visite-nos!

    ResponderEliminar
  3. Olá Fernando. Ainda bem que temos mais um desafio. Vou dar a minha escolha e a da minha irmã:

    Jota: Escolhi o 1º direito. Para ele a música de Bob Sinclair, a "Together.". Pois fala que devemos estar "todos juntos" independentemente da suar raça...
    (podem ver a música no meu blogue).

    Pipoca Catarina). Escolheu uma canção do P.e Zézinho, vamos passear no parque por causa do 6º direito: o apoio dos pais: a canção diz:
    " Vamos mergulhar na grama
    e rolar na ribanceira
    e brincar de faz de conta
    Vale qualquer brincadeira.

    Eu sou teu pai e tenho um ombro
    Pra você brincar de cavalinho
    sou tua mãe e tenho um colo pra você
    quando quiser carinho

    Eu sou filho e gosto mesmo
    É de brincar com os meus pais.

    ResponderEliminar
  4. Olá Fernando!
    Sei que os meus meninos já por cá andaram. Mais tarde virei ver o que escreveram. Apenas te digo que foi um momento interessante entre nós estarmos a partilhar músicas e relacioná-las com os direitos da Criança. Boa iniciativa.
    .
    Aqui fica a minha sugestão: A Ode à Alegria da Nona de Beethhoven. Relaciono com o 7º direito... "a criança terá direito a brincar e a divertir-se"... tem pois direito à alegria.
    .
    Carpe diem!

    ResponderEliminar
  5. Aceitando este simpático e original desafio vou sugerir para o 10º princípio, e último, por acaso, o belíssimo dueto das flores, da ópera Lakmé de Delibes. Explicar não será fácil, mas talvez o desabrochar de uma flor faça lembrar uma criança a crescer para o mundo.
    M.Júlia

    ResponderEliminar
  6. Uma música instrumental para ilustrar o direito que todas as crianças têm a educação uma gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares:
    http://www.youtube.com/watch?v=Sr64NI33qUo

    ResponderEliminar
  7. Escolho uma frase do 10º Direito:"...Criar-se-á num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal...". A música que eu escolho para este direito é "We are the world."

    ResponderEliminar
  8. Caro Fernando,
    vim aqui só para ver os que meus "meninos" disseram. As nossas escolhas ( eu sei que tu és exigente) mas foram as nossas escolhas, dentro do que os cá de casa gostamos e "gastamos" e dentro do que sabemos.Tu compreenderás tudo isso. Para nós o mais importante foi o processo; O partilharmos, lermos e reflectirmos sobre os direitos e as possiveis músicas. A Catarina foi logo a primeira a apontar a música. Foi logo buscar o cd "Criancices" e escolheu "passeando no parque". Vou colocá-las no nosso mundo (na nossa casa!) à excepção do da "pipoca" que só temos em cd e não acredito que ande pelo youtub:
    http://rucamartins-porummundomelhor.blogspot.com/
    E venham mais desafios!

    ResponderEliminar
  9. Caros participantes no passatempo: Estão compiladas e publicadas as vossas propostas. Como prometido tenho uma surpresa para cada um de vós ... Por favor enviem um email para fernando.vasconcelos@gmail.com para a receberem ...

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon