segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Pesquisas Interessantes da Semana (#18)

Esta semana pela primeira vez desde há algum tempo as visitas vindas de Portugal (396) superaram as vindas do Brasil (326). A França voltou a assumir o terceiro lugar com 16 visitas.

Por cidades Lisboa foi responsável por 168 visitas a invicta cidade do Porto ficou em segundo com 53 visitas e São Paulo passou a terceiro com 51.

Quanto às pesquisas, tivemos algumas pesquisas interessantes como sempre.

o que é rückblick : Trata-se de uma palavra alemã que significa "retrospectiva" , olhar para trás se quisermos. Neste contexto acreditamos que quem estava a procurar poderia estar interessado no ciclo de canções Wintereise de que falamos aqui. A canção intitulada rückblick é a oitava do ciclo. Também pode tratar-se do terceiro andamento da terceira sonata para piano de Brahms que também é assim intitulado e de que falámos aqui.

violinhos oficial site : Esta é fácil. É aqui.
paganinus : Esta também é fácil. Vejam o site oficial aqui.
lilo eh eurico carrapatoso : Bem Eurico Carrapatoso é um dos mais interessantes compositores portugueses da actualidade. A primeira parte da pesquisa não entendo. No dia 15 de Fevereiro em que poderemos festejar o aniversário de Eurico Carrapatoso, nascido em Mirandela fará nesse dia 47 anos, fica prometido um post especial sobre o compositor. Por agora fiquem com esta emocionante composição intitulada "Pequeno poemário de Sophia" (extracto) aqui.
"filipe pereira" clarinete : Este é um interprete que felizmente já tive a sorte de ouvir várias vezes, a ultima das quais em Viana do Castelo no "Quarteto do Fim dos Tempos" de Messiaen e que se recomenda.
"carlos seixas" centenário : Bem em 2004 festejamos o tricentenário do seu nascimento. Falámos deste compositor barroco português aqui.

sonata tempestade (beethoven) : Trata-se da Sonata nº 17 para piano de que falámos aqui.
sinfonias de tchaikovsky : Bem já falamos das seis sinfonias compostas por Tchaikovsky, começando com a nº1 aqui.
concerto nº 05 bethoven : Só pode ser quinto concerto para piano que também já foi falado aqui.
concerto nº 3 para violino e orquestra paganini : Concerto em Mi Maior composto em 1826. Não encontrei no You Tube qualquer interpretação deste concerto em três andamentos na mais clássica das formas românticas de concerto. Vou ver se encontro para colocar no You Tube uma versão.

sonatas para violino glenn gould : Sinceramente não conheço qualquer sonata para violino de Glenn Gould. Efectivamente este extraordinário pianista compôs algumas peças mas o mais que se aproximou de uma sonata para violino foi num quarteto para cordas, precisamente o seu Opus 1.

Oportunidades na Amazon