quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sugestões para o fim de semana de 25 a 27 de Setembro 2009

Bom este fim de semana para além do dever do Domingo de não deixar que outros escolham por nós (não, não há desculpas :-)) há um outro ponto a não esquecer : Ouvir música ao vivo. Já sabem que a minha guerra em relação aos sofás e aparelhagens sofisticadas é intensa ... :-)  A sério há ocasiões para tudo ...

Por isso aqui ficam umas sugestões para este fim de semana. Em primeiro lugar e quebrando a habitual ordem geográfica começo por chamar a atenção para o Sábado no CCB onde durante quase todo o dia desfilaram alunos de muitas das escolas de música do País. Definitivamente a não perder.

No Algarve não esquecer que este fim de semana a Orquestra do Algarve inicia a sua temporada (Sexta-feira às 21:30 no Auditório da Fundação Manuel Viegas em Loulé - veja detalhes do programa no Site da Orquestra do Algarve). Teremos também ainda no Algarve no Centro Cultural São Lourenço em Loulé um recital de piano por Sandro Ivo Bartoli. Será no Sábado às 21:30. Serão interpretadas obras de  Bach, Liszt, Chopin, Nino Rota e César Franck.

De volta a Lisboa teremos um concerto intitulado "Sons do Norte da Europa" com obras de Jean Sibelius, Edvard Grieg, Trygve Madsen, Christer Danielsson e Vagn Holmboe. Serão interpretadas pelo Brass Ensemble da Metropolitana dirigido por Pedro Neves. Este concerto terá lugar na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa na Sexta-Feira às 21h repetindo no CCB no dia seguinte.


Um pouco mais a Norte em Leiria, no Teatro José Lucio da Silva teremos uma mistura interessante de Cinema e Música ao vivo com a exibição de "Maria do Mar" - de Leitão de Barros para muitos a obra prima do cinema mudo português -  musicada pela Orquestra Filarmonia das Beiras e Bernardo Sassetti. Será às 21:30 de Sexta-Feira. Direcção de Vasco Pearce de Azevedo e voz de Filipa Pais.


Na invicta cidade do Porto na Casa da Música do Porto teremos a ONP com Caroline Widmann (Violino) dirigida por Christoph König. Será no Sábado às 18h sendo o concerto intitulado "Valsas e outras andanças". Serão intepretadas obras de Sibelius e Ravel entre outros.

Finalmente em Vila Real, integrado no Douro Jazz 2009 teremos no Teatro de Vila Real a Orquestra do Norte e Michel Lethiec (Clarinete) dirigida por José Ferreira Lobo. Será no Sábado às 22.00h sendo interpretada a obra de Gershwin, "Porgy e Bess".

Robert Schumann - Ich will meine Seele tauchen - Dichterliebe (Op. 48)

A quinta canção do ciclo chama-se Ich will meine Seele tauchen (quero mergulhar a minha alma). O post para a canção anterior pode ser lido aqui.

Quero mergulhar a minha alma
no cálice do Lírio 
O Lírio irá exalar 
a canção da minha bem amada.

A canção irá tremer
como o beijo da sua boca 
que uma vez me deu
numa hora maravilhosa.



A tradução a partir do inglês é minha. Para ilustrar esta canção continuamos com Fischer-Dieskau, esta canção começa perto do minuto 5:00 (o video inclui as canções 1 a 6 como já mencionamos em posts anteriores).

Oportunidades na Amazon