terça-feira, 5 de maio de 2009

10 pesquisas interessantes da semana (#16)

Tivemos esta semana 500 visitas contra 414 da semana transacta (+10,1%) sendo estas 314 de Portugal (-3,3%) e 132 do Brasil (+36%). Em terceiro lugar voltou a França com 15 visitas (+7,14%). No que diz respeito a cidades Lisboa manteve o primeiro lugar com 154 visitas seguida desta vez de São Paulo com 34 e a invicta cidade do Porto com 32 visitas.

Destas visitas 210 foram directas (ou seja quem nos visitou escreveu directamente o endereço ou chegou ao site através de um bookmark, +18,6%), 177 vieram de sites que possuem links para o nosso Guia (-15,4%) e 113 através de motores de pesquisa (+17,9%).

Perguntas recorrentes para as quais temos listas:
Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista


1 . ouvir grande valsa brilhante : Tínhamos falado desta valsa aqui , composta por Chopin e proposto uma interpretação pelo Maestro António Vitorino de Almeida.

2. sonata appassionata : Esta sonata é também uma das questões mais frequentes que traz visitantes ao nosso blog daí a minha insistência em esclarecer esta questão. Composta por Beethoven foi uma autêntica revolução na composição para piano levando o instrumento aos seus limites. Leia aqui o post completo.

3. a morte e a donzela schubert : Aqui está outras das questões recorrentes. Trata-se de uma obra de Schubert composta quase imediatamente após Schubert ter tido conhecimento do mal que o afligia. Leia aqui o post sobre esta obra.

4. antonio rejcha 1770-1836 : Não é um compositor muito conhecido. De origem checa naturalizou-se francês. Leia o post completo aqui.

5. as estações de haydn : sim é verdade Haydn também escreveu um obra chamada "As estações". Não é tão conhecida como a de Vivaldi (aliás nenhuma é) nem teve ou tem tanto sucesso mas não deixa de valer a pena ouvir. Falámos dela neste post.

6. biografia domenico scarlatti : Compositor Italiano ligado a Portugal como sabemos escrevemos e postamos uma curta biografia aqui.

7. françois joseph gossec biografia : Falámos deste compositor francês a meio da nossa série sobre as sinfonias de Beethoven. Para vos dar tempo para se reporem emocionalmente diziamos na altura. Não que a vida deste compositor francês do tempo após a queda de Napoleão tenha sido propriamente aborrecida .... Leiam tudo aqui.

8. marc antoine charpentier biografia : Mais um compositor francês muito conhecido pelo Hino da Eurovisão. Falamos dele aqui.

9. max bruch : Compositor do período romântico essencialmente conhecido pelo seu concerto para violino (que esteve na nossa nossa lista de 20 concertos a votação e sinceramente um dos que mais gosto). Falamos dele aqui.

10. ouvre tes yeux bleus- jules massenet traduçao : Efectivamente falamos de Massenet aqui e temos a tradução deste lindíssimo poema de Paul Robiquet. No post completo têm um link para uma interpretação de Alfredo Kraus.

Abre os teus olhos azuis, minha querida:
Eis o dia!
Já canta o Rouxinol
uma canção de amor.
A madrugada desabrocha a rosa:
Vem comigo
Colher a margarida que desperta.
Acorda! Acorda!
Abre os teus olhos azuis, minha querida:
Eis o dia !
Para que serve contemplar a terra
e a sua beleza ?
O amor é um mistério mais doce
que um dia de verão;
É em mim que um pássaro canta
uma canção de vitória,
e o grande sol que nos queima
está no meu coração

Fiquem bem e não se esqueçam da transmissão em directo de hoje à noite do segundo concerto de piano. Desta vez será Liszt.

Transmissões em directo: Saint Saens

Enquanto estou a escrever este post deixo-me "inspirar" pela música de Saint-Saens que oiço aqui. Estamo ainda no primeiro andamento deste concerto composto em 1868 e dedicado a Madame Haber. Foi estreado por Anton Rubinstein que na ocasião também dirigiu a Orquestra.

Acabei de ouvir o magnifico primeiro andamento (Andante Sostenuto) começou agora o segundo (Allegro Scherzando). Simplesmente adoro esta entrada. Oiço agora as cordas repetindo o tema, lindo. Agora o piano ... e tudo acaba num delicioso descrescendo, preparando o ouvinte para a escalada emocional do terceiro andamento, acho.

Estamos agora no fim do terceiro andamento (Presto) e a orquestra e o solista já estão a crescer para o fantástico final ...

Para quem não teve ocasião de ouvir em directo podem sempre ouvir uma interpretação aqui.

1ª Transmissão em Directo

Não percam hoje à noite na Piano CRS Rádio a primeira transmissão em directo dos 20 concertos de piano a votação. Vamos começar às 22h de hoje Terça-Feira 5 de Maio com:

Camille Saint-Saëns
Concerto para Piano e Orquestra No.2 em Sol menor, Op.22
1. Andante sostenuto | 2. Allegro scherzando | 3. Presto

Na interpretação de:
Jean-Philippe Collard, piano
Royal Philharmonic Orchestra
André Previn, maestro

Data da gravação: 1985

Não percam ! Mais informação sobre este concerto em breve.

Concerto de Piano Preferido - Resultado Intermédio IV

Não passou ainda uma semana sobre o nosso ultimo post mas como vamos amanhã começar as transmissões destes vinte concertos via PianoCRS Rádio (começando pelo Concerto de Camille Saint-Saens, o nosso ultimo classificado) pensamos que faz sentido fazer agora uma revisão da classificação quando atingimos os 100 votantes e 324 votos (3,24 votos por pessoa o que é uma média bastante razoável).

Já sabem que estou siderado por esta ordem ... mas a democracia é assim ... Terça-Feira 5 de Maio de 2009 às 22h não percam a primeira transmissão !

01. Ravel Nº1 (Obra Nº83) ........... 35 votos. Info aqui.
02. Bartók Nº3 (Sz. 119) ............ 32 votos.
03. Shostakovich Nº1 (Op. 35) ....... 29 votos.
04. Prokofiev Nº3 (Op. 16)........... 25 votos.
05. Gershwin Nº1 in Fá .............. 22 votos.
06. Mozart Nº 20 (K. 466) ........... 20 votos. Info aqui.
07. Rachmaninoff Nº2 (Op. 18) ....... 19 votos.
07. Haydn (Hob. XVIII:11) ........... 19 votos.
09. Tchaikovsky Nº1 (Op. 23) ........ 18 votos. Info aqui.
10. Beethoven Nº 5 (Op. 73) ......... 16 votos. Info aqui.
11. Beethoven Nº 4 (Op. 58) ......... 15 votos. Info aqui.
11. Mozart nº 21 (K. 467) ........... 15 votos. Info aqui.
13. Schumann Nº 1 (Op. 54) .......... 13 votos.
14. Chopin Nº1 (Op. 11) ............. 11 votos.
14. Brahms Nº 1 (Op. 15) ............ 11 votos.
16. Grieg Nº1 (Op. 14) .............. 10 votos. Info aqui.
17. Mozart Nº 24 (K. 491) ........... 07 votos. Info aqui.
18. Liszt Nº1 (S.124) ............... 04 votos.
19. Mendelssohn Nº 1 (Op. 25) ....... 02 votos. Info aqui.
20. Saint Saens Nº2 (Op. 22) ........ 01 votos.

Oportunidades na Amazon