quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mendelssohn - Concerto para piano (Op. 25) em Sol Menor.

Felix MendelssohnImage via Wikipedia

Este ano de 2009 é marcado por dois aniversários , o do falecimento de Haydn e o do nascimento de Mendelssohn. Como temos um dos concertos de piano a votação resolvemos começar a falar deste compositor, um génio que alguns afirmam ter sido mais precoce do que Mozart.

Devo dizer-vos que sou um admirador deste compositor pelo que me custa ver o seu concerto para piano com apenas um voto. Talvez com esta campanha possa subir um pouco ...

Este concerto foi composto entre 1830 e 1831 e estreado em Munique em 1831. Na altura em que estava a compor esta peça Mendelssohn tem 22 anos e apaixona-se por Delphine von Schauroth a filha de uma baronesa.

O concerto é relativamente curto em três andamentos claro e muito próximo de uma estrutura clássica de concerto

1º Andamento Molto allegro con fuoco (Sol Menor) , oiçam aqui
2º Andamento Andante (Mi Maior), oiçam aqui
3º Andamento Presto—Molto allegro e vivace (Sol Maior), oiçam aqui


Reblog this post [with Zemanta]

Mahler Terceira Sinfonia pela Orquestra Juvenil Gustav Mahler

Gustav Mahler in 1909Image via Wikipedia

Como vos tinha dito fui hoje ver e ouvir a Terceira Sinfonia de Gustav Mahler pela Orquestra Juvenil com o nome do compositor.

Quem conhece esta sinfonia em 6 movimentos e com uma duração considerável, sendo por isso e pelo conjunto de instrumentos e coro requeridos uma das menos interpretadas de Mahler sabe que se trata de uma obra absolutamente monumental.

Eu gosto de Mahler e gostei de ouvir esta sinfonia ao vivo pela primeira vez. Penso que a Orquestra esteve muitíssimo bem assim como os coros da Gulbenkian e o coro Infantil de Sta. Cecília. Achei que estes tinham um pouco de falta de potência. O meu filho não partilha esta opinião e acha que é propositado. Talvez assim seja. Admito que não conheço suficientemente bem a obra para emitir uma opinião definitiva. Gostei muito da mezzo-soprano. Não me é possível hoje apresentar-vos a obra completa, isso fica para futuros posts mas quero não obstante deixar-vos sem pelo uma interpretação do quinto andamento que podem ouvir aqui .

Die himmlische Freud' ist eine selige Stadt,
die himmlische Freud', die kein Ende mehr hat!
Die himmlische Freude war Petro bereit't,
durch Jesum und allen zur Seligkeit.


(Tradução do alemão de minha autoria ... desculpem-me qualquer liberdade poética motivada pelo sono e pelos parcos conhecimentos da lingua germânica)

A felicidade celeste é um estado abençoado
A felicidade celeste que não tem fim
e que a Pedro foi concedida,
Através de Jesus e para a toda a espécie humana
a felicidade eterna

Fiquem bem com um bocado de Mahler antes de dormir que esta mensagem de esperança faz bem à alma depois de um dia díficil.

Amanhã haverá mais (felicidade (e música))!

PS: Para os informáticos a linha anterior, não, definitivamente não, é LISP :-)
Reblog this post [with Zemanta]

Oportunidades na Amazon