sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Brahms - As sonatas para violino - Primeira parte

Curiosamente também são três as sonatas que Brahms compôs para violino (exactamente o mesmo número das peças que compôs para piano).

A primeira destas obras a Sonata nº 1 Op. 78 em Sol Maior foi composta logo após o seu concerto para violino e é uma obra extraordinariamente lírica, com melodias complexas e maravilhosas. A sonata foi desenvolvida em três andamentos. O primeiro andamento (Vivace ma non troppo) é mais lento do que o usual na forma de sonata temperado que é pela indicação "ma non troppo". Podemos ouvir este andamento aqui interpretado por Jascha Heifetz (1901–1987). O segundo andamento (Adagio) é uma daquelas melodias que parece ter sido escrita directamente com o coração tal a sua pungência. Podemos ouvir aqui a violinista Kyung-Wha Chung numa interpretação fabulosa . Do terceiro andamento (Allegro molto moderato) chamamos a atenção para a coda final que é digna do resto desta lindíssima sonata. Para este andamento escolhemos Pinchas Zukerman que podem ouvir aqui.

A segunda parte deste post sobre as sonatas de Brahms onde iremos falar da intrigante Op. 100 pode ser lida aqui. A terceira parte que será sobre a Op. 108 pode ser lida aqui.

Oportunidades na Amazon