segunda-feira, 23 de março de 2009

As 10 pesquisas mais interessantes da semana #11

Se na semana passada a vitória de Portugal sobre o Brasil em número de visitas tinha sido apertada esta semana nem por isso: Portugal contou com 437 contra 353 do Brasil . O terceiro lugar desta vez ficou empatado para a França e o Reino Unido como já aconteceu no passado. Por cidades Lisboa com 211 São Paulo com 71 e a Invicta cidade do Porto 59 mantém as suas posições.

1º haskil and grumiaux : Bem é uma história bonita mas simultaneamente trágica. Clara Haskil e Arthur conheceram-se no festival de Prades e formaram a partir dessa altura uma fantástica dupla que no entanto viria a conhecer um fim trágico quando Clara faleceu precisamente quando vinha encontrar Grumiaux para mais uma gravação.

2º voo do moscardo clássica: Trata-se de uma obra orquestral composta por Rimsky Korsakov e que faz parte da ópera A História do Tsar Saltan. Oiçam aqui numa versão próxima do original.

3º qual e a melhor musica de paganini : Bem a melhor é dificil de dizer. Eu gosto bastante de alguns dos capricios mas sobretudo gosto bastante do primeiro concerto para violino que creio transcende a mera exibição de virtuosismo de que por vezes o acusam.

4º bolero ravel: Provavelmente a obra mais conhecida de Ravel, para sua grande surpresa. Oiçam aqui pela Filarmónica de Berlim dirigida por Barenboim (oiçam aqui a segunda parte). Apesar de ser um ballet é muitas vezes interpretada como um trabalho simplesmente orquestral.

5º nomes de violinistas : Bem sugerimos a visita à nossa lista aqui.

6º dont violinista : Violinista austriaco (1815-1888) professor de Leopold Auer (que está na nossa lista de melhores violinistas de sempre) célebre pelo seu livro de estudos com que ainda hoje muitos estudantes se degladiam ...

7 º Michael Rabin gravações : Michael Rabin (1936 - 1972) foi um violinista americano de origem romena. Já que este concerto está na nossa lista a votação fiquem com uma interpretação do fim do concerto de Max Bruch por este fabuloso violinista que infelizmente faleceu muito novo. Oiçam aqui.

8º aponte alguns autores do período clássico em Portugal : Por exemplo Domingos Bontempo e tendo em conta que na altura Portugal e Brasil eram a mesma nação poderíamos também citar por exemplo o Padre José Maurício Garcia.

9º carlos seixas obras mais conhecidas que compôs : Bem talvez o concerto para cravo e orquestra em Lá maior leve a medalha. Oiça aqui.

10 º margarida marecos : Soprano portuguesa concluiu o concluiu a Licenciatura em Canto com vinte valores na Escola Superior de Música de Lisboa, com a professora Joana Silva. Actua com o Quarteto Portátil com o qual interpreta música popular portuguesa e do mundo com harmonizações de Carlos Marecos. Lecciona a disciplina de Canto no Conservatório de Música D. Dinis e na Academia de Amadores de Música. Pode ler aqui uma biografia um pouco mais completa.

Oportunidades na Amazon