terça-feira, 17 de novembro de 2009

1000 posts já há algumas ideias mas queremos mais ...

Como dissemos estamos quase a chegar aos 1000 posts. Para comemorar este acontecimento pedimos  ideias e já temos algumas bem engraçadas. No entanto continuamos à espera de mais ideias, não serão certamente 1000 ideias mas gostava muito de ter mais de duas dúzias ...

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #44)

As 10 pesquisas da semana (#44)
  1. analise op18 beethoven : Trata-se de uma das primeiras obras de Beethoven, na verdade o segundo quarteto de cordas que Beethoven compôs. Em quatro andamentos e inspirado em Romeo e Julieta de Shakespeare foi composto em 1801 em Viena.
  2. como tocar vibrato no violino : Bem depois de uma curta consulta com o meu filho fiquei a saber que há diferentes formas de fazer Vibrato: De Pulso, De Braço ou de Dedo. As técnicas utilizadas dependem do tipo de vibrato em causa. Não consigo descrever por agora métodos de treinar estas várias formas mas fica prometido que irei tentar.
  3. grandes valsas brilhantes ouvir : Esta é uma das valsas compostas por Chopin. Falamos dela aqui e nesse post poderá encontrar um link para uma interpretação do maestro António Vitorino de Almeida.
  4. igor stravinsky recebeu algum tipo de orientação musical? : Sim recebeu. Na adolescência teve aulas de piano e de composição e mais tarde aulas particulares com Rimsky-Korsakov.
  5. joão luis torres prada e silva :  O autor de um dos blogs que costumávamos ler. Infelizmente tem agora acesso restrito.
  6. oskar rieding 1840 1918 : Citando o que já tinhamos referido neste blog: Oskar Rieding foi um compositor e violinista alemão mas que se radicou e viveu durante a maior parte da vida na Hungria. Aliás do ponto de vista de composição a sua maior contribuição foi sem dúvida para a música hungara quer pela suas obras quer pela regência da Orquestra da Ópera de Budapeste. Além disso foi um proeminente professor tendo composto alguns concertos de violino para estudantes alguns dos quais (em particular o Op. 35) continuam a fazer parte do reportório dos jovens alunos de violino.
  7. ouvir musica classica mais conhecida : É dificil saber qual será a música clássica mais conhecida. Diria que há algumas que devem estar muito perto desse top. Eu arriscaria a Primavera de Vivaldi, a Quinta de Beethoven e o seu famoso acorde do destino, a Nona Sinfonia de Beethoven em particular a parte do hino da Alegria, os Avé Maria de Schubert e Gounod, Ein Klein Nacht Musik de Mozart talvez. Já falamos de todas estas aqui no blog para as localizar basta utilizar o search (ficam prometidos os links para mais tarde). Fica também prometida uma investigação um pouco mais rigorosa, esta foi uma lista compilada de cabeça ... alguém se lembra de mais algum?
  8. ricardo tacuchian: Compositor brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 1939. Depois de ter seguido a linha de Heitor Villa-Lobos na década de 70 abraçou uma linha mais contemporânea tendo desenvolvido um sistema sequencial chamado de "sistema-T".
  9. Vox Maris : Falamos deste coro aqui.
  10. brahms piano concerto nº2 : Este concerto foi composto entre 1878 e 1881 tendo sido dedicado ao seu professor Eduard Marxsen. Trata-se de uma obra que abandona a forma clássica do concerto sendo constituído por 4 andamentos - leiam mais aqui.
Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatísticas


Tivemos esta semana 521 visitas (+0,39%) das quais 339 de Portugal (+2,73%) e 133 do Brasil (+7,26%). Em terceiro empataram a França e os Estados Unidos com 7 visitas cada. Lisboa com 120 visitas (-1,64%) foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 60 visitas (+3,45%) finalmente em terceiro manteve-se a cidade de São Paulo com 29 visitas.

Destas 93 foram directas (sem variação), 158 foram através de sites de referência (-9,20%) enquanto 258 foram de motores de pesquisa (+2,38%).
Reblog this post [with Zemanta]

Oportunidades na Amazon