terça-feira, 20 de março de 2012

Carlos Seixas - Concerto para Cravo e Orquestra de Cordas

Este ultimo fim de semana fui ouvir a Orquestra da Escola superior de Música no belissimo auditório Vianna da Motta nas instalações da referida Faculdade. Além da abertura das Bodas de Figaro, de uma das cem sinfonias de Haydn e de um concerto para Oboe de Vivaldi tive oportunidade de voltar a ouvir o concerto para Cravo e Orquestra de Cordas de Carlos Seixas.  Carlos Seixas foi o primeiro compositor português de que falamos neste blog, mais precisamente com esta biografia.

Este concerto em Lá Maior é uma das obras do período barroco que mais me encantam e não me cansarei de vos referir a genialidade do compositor e a inovação que introduziu. esta peça em particular poderá ter sido uma das primeiras obras para este tipo de composição de Orquestra. Os temas são simplesmente deliciosos e quando acaba só temos pena que já tenha terminado. Os cerca de 7/8 minutos sabem a muito pouco.

Desta vez (já da ultima vez num concerto à conversa também assim tinha sido) ouvi o concerto interpretado por uma jovem cravista (Catarina Melo) que nos encantou. Claramente não gravei o evento mas caso alguém tenha um registo autorizado e esteja a ler este post (combinação de eventos quase tão improvável como ganhar a lotaria mas enfim) e o queira e possa partilhar (cada vez mais difícil) já sabe, basta fazer um comentário neste post !

Na falta do registo anterior podem ouvir aqui a Orquestra Barroca Norueguesa dirigida por Ketil Haugsand que também é o solista no cravo. O concerto segue a disposição normal com um primeiro andamento rápido (allegro) seguido de um lento (adagio) para terminar com um novo andamento rápido, neste caso uma Giga. São cerca de 6:30 de música que como dizia gostaríamos que durassem mais ...

A propósito ou a despropósito é deste compositor que actualmente estou a aprender uma outra peça que finalmente consegui encontrar no You Tube ! Fica aqui também essa Toccata interpretada pelo Rui Paiva (de que obviamente nunca chegarei aos calcanhares sequer, aliás depois de ouvir isto a minha luta será para conseguir algo de vagamente parecido :-)) ...

Oportunidades na Amazon