segunda-feira, 9 de junho de 2008

As pesquisas interessantes da semana

Nas pesquisas desta semana houve alguém que procurou pelo compositor Jean Baptiste Accolay. Resposta num post separado aqui. Da mesma forma alguém queria saber se existem "sinfonias de Beethoven para flauta". Podem encontrar a informação relevante aqui.

Agora as questões interessantes mas que não necessitam de um post separado.

"onde fica handel" : Bem não sei "onde" ele fica. Posso dizer-vos que se trata de um compositor do período barroco de que podem saber mais aqui. Existirá alguma localidade chamada Handel ? Ou quereria o visitante saber onde Handel está enterrado ?

"partitura brandenburgo site" : As questões referentes a partituras são frequentes. Pessoalmente subscrevo o site http://www.virtualsheetmusic.com/ . A subscrição anual são cerca de 30 dólares com um número de download de partituras ilimitado. Existem muitos sites gratuitos e muitos outros pagos, mas passe a publicidade este é o que utilizo com mais frequência.

"grupo musical k304" : A prova que o Google também se engana. Quem aqui chegou procurando pelo K.304 estava à procura de uma banda de música da freguesia de Cacia Aveiro ... Confusão do Google com a obra 304 do catálogo de Mozart.

"workshop pascoa eunice munoz" : Sim é verdade já falei de Eunice Muñoz neste meu blog mais precisamente aqui a propósito da sua participação no Workshop da Páscoa organizado pela OML.

Entramos agora nas questões mais "metafisicas" da semana.

"poemas de amor em polaco" : A razão porque alguém chegou ao nosso blog com esta pesquisa está relacionado com um conjunto notável de coincidências. Num mesmo post efectivamente utilizei as palavras : "Polaco"(referindo-me a uma orquestra - Arte dei sonatori) e "Poemas" - Referindo-me aos poemas relacionados com as quatro estações de Vivaldi. Faltava o amor mas o cibernauta incauto acreditou no amor à primeira visita :-) ... Agora a coincidência é feliz pois se não posso recomendar poemas de amor em língua polaca (simplesmente não conheço mas se alguém quiser sugerir ... ) tenho uma sugestão universal polaca ... Chopin. Nada melhor que um poema musical de Chopin para a expressão do amor em polaco.

"qual é a relação com realidade que a música pais e filho tramite" : Bom normalmente eu não responderia a esta pergunta porque receio não conseguir entendê-la completamente. O que posso dizer é que na minha relação com o meu filho a música tem um papel fundamental. Não pensem que ouvimos apenas música clássica. Ainda na passada Sexta-Feira estive no Rock In Rio - by the way Muse Rules - ia dizer com ele ... na verdade não exactamente - ele foi "lá para a frente" com os amigos .... Isto para vos dizer que acabei ontem de ler o livro "A Ultima Aula" e depois disso a resposta a esta questão tornou-se clara. A música é uma simulação. Leiam o livro (vale MESMO a pena) e compreenderão a resposta.

""qual a diferença entre a arte medieval e a arte renascentista???" quero uma so resposta mas que esteja certa" : Bem receio que até tivesse mais do que uma resposta. Certa ? Isso é que já não sei. Existirá uma resposta certa ? Aqui mais uma vez me interrogo também sobre um outro ponto. Não estará a net a facilitar demasiado as coisas? Uma só resposta mas que esteja certa? E o esforço e os métodos para determinar a credibilidade da informação ficam onde?

Composições de Beethoven para flauta

Na verdade a questão colocada era: "sinfonias de beethoven para flauta " o que do ponto de vista semântico não faz sentido. Uma sinfonia é uma composição apenas para orquestra, se quiserem é um concerto para orquestra. A pergunta correcta seria "Concertos de Beethoven para flauta" ou Sonatas de Beethoven para Flauta. Sinfonias para flauta é uma contradição de termos.


Isto dito Beethoven compôs relativamente pouco para instrumentos de sopro. Não existe por exemplo nenhum concerto para este tipo de instrumento: Algumas sonatas e é tudo.


Especificamente para flauta temos os Op. 105 e Op. 107 - variações para piano e flauta e sinceramente tanto quanto sei não há mais ...

Jean-Baptiste Accolay (1845 - 1910)

Jean-Baptiste Accolay nasceu em Bruxelas a 19 de Agosto de 1845. Foi violinista, maestro e pedagogo. A sua peça mais conhecida é um concerto para violino que faz parte de vários métodos de ensino deste instrumento sendo por essa razão bastante interpretada (o meu filho por exemplo já tocou este concerto - tenho de ver se tenho esse video para vos mostrar ...) mas isso só quando o meu PC estiver de volta ...

Como todas as peças utilizadas para o ensino este concerto (num único andamento) é um pouco subestimado apesar de ter sido tocado por grandes violinistas como por exemplo Itzhak Perlman.

Podem ouvir aqui este concerto tal como foi escrito na sua origem (para violino e orquestra) precisamente por um jovem violinista.

Accolay faleceu em Bruges no dia 19 de Agosto de 1910.

Dia Mundial da Criança - Desafio e pedido de desculpas

Bom como devem ter percebido não tenho podido colocar neste blog posts com a regularidade normal. Tal deve-se ao facto do meu computador em casa se ter avariado (em principio recupera a sua saúde hoje - vantagem das máquinas face aos humanos, mesmo a fonte de alimentação pode ser substituída) e por isso não pude ainda fazer o post que tinha prometido com os resultados do desafio que acabou ontem. As minhas desculpas para todos os leitores fieis (e menos fieis também :-)) deste blog.

Mas não desesperem porque não está esquecido. Se o computador voltar hoje amanhã estão prometidos os resultados e a surpresa.

Oportunidades na Amazon