quinta-feira, 22 de julho de 2010

Recomendação para o fim de semana - Festival de Música de Espinho

Este fim de semana em Espinho inserido no Festival de Música desta cidade poderão ouvir no Domingo um concerto intitulado "Papa Haydn" (porque pai da Sinfonia - inventor dessa forma musical se preferirem) que encerrará o dito festival na sua vertente Júnior. O concerto é forma divertida de apresentar a música clássica aos mais novos utilizando para esse efeito os "truques" que o compositor - conhecido pelo seu sagaz sentido de humor - gostava de utilizar nas composições. O concerto que terá inicio às 11:30 no Auditório de Espinho foi concebido por Etienne Lamaison (Clarinetes) e Carlos Garcia (Piano) que também serão os interpretes. Os bilhetes custam €3 e para mais informações recomendamos o Blog Oficial do Festival de Música de Espinho.

De volta com uma notícia triste ...

De volta de férias lendo um dos meus blogs preferidos, de que aliás já vos tenho por várias vezes feito referência, The Rest is Noise do Alex Ross, reparei que no dia 15 de Julho faleceu Charles Mackerras (1925-2010) grande maestro Australiano. Na realidade apesar de ter nascido no Estado de Nova Iorque passou praticamente toda a sua infância e adolescência em Sydney.

Aliás se fossemos discutir nacionalidade provavelmente também poderiam os checos o reivindicar como seu tal foi a sua influência na divulgação da música checa, em particular de Janacek e das suas óperas até então praticamente desconhecidas.

Senhor de uma personalidade forte era especialmente conhecido por não deixar nada passar em branco. Cada nova interpretação era precisamente isso: Uma nova interpretação, uma ocasião para fazer melhor.

Para além de Janacek o maestro distinguiu-se especialmente na sua interpretação de Rosen Kavalier de Strauss e também nas óperas de Mozart de que era um investigador atento. Para ilustrar com música este nosso post recomendo que oiçam o concerto que inaugurou o novo edificio da Ópera de Sydney em 1973.

Oportunidades na Amazon