terça-feira, 30 de junho de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #28)

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Pesquisas da Semana
  1. obra de giovanni paisiello : Curiosamente no tempo de Mozart não era Mozart o autor mais popular quando se falava de Ópera. Esse papel cabia a Giovanni Paisiello. Giovanni é hoje é pouco conhecido e interpretado embora sem dúvida algumas das suas óperas e mesmo música sacra mereçam muita atenção.
  2. Apponyi Chopin : Algumas obras de Chopin em particular estes dois nocturnos foram dedicados à condessa Apponyi (o nocturno sete e oito).
  3. Beethoven Primavera : Admito que a Sonata Primavera é uma das minhas preferidas. Curiosamente embora já por várias vezes tenhamos falado dela superficialmente nunca aprofundamos uma análise da mesma. Fica aqui uma promessa que o faremos em breve.
  4. concerto de haydn para trompete : Falamos dos concertos de Haydn para trompete neste post em que vos mostramos três grandes trompetistas, daqueles que terão devolvido este instrumento à condição de instrumento solista que havia perdido aos poucos.
  5. david oistrakh biografia : David Oistrakh foi um dos grandes violinistas de século XX. Publicamos uma biografia neste post.
  6. der leiermann wilhelm müller tradução : "Der Leiermann", o homem do realejo, é uma das canções que compõe o ciclo Winterreise. Na verdade falamos deste ciclo canção a canção e em particular desta neste post.
  7. maestro von karajan : Leia aqui uma curta biografia deste grande maestro.
  8. o que significa assai? : Aqui está uma questão bastante interessante. O interesse provém do facto do significado da palavra ter duas interpretações possíveis. Formalmente "assai" é o equivalente de "bastante" o que explica em parte a dualidade do significado. Na verdade se dissermos bastante lento ou "lento, bastante" isto significa que deve ser mais ou menos lento do que se disséssemos simplesmente lento? O mesmo para Allegro Assai ... Mais ou menos rápido do que Allegro ? Segundo o dicionário de música Grove, uma espécie de bíblia da música a prática normal no século XIX que representa o apogeu da utilização deste modificador era que este significasse "mais". Assim Allegro Assai seria "Mais Allegro" ou seja mais rápido que o tempo normal.
  9. sophia corri dussek op.20 : Ora aqui está uma personagem da história da música cuja vida facilmente daria uma novela interessante. Sophia foi uma cantora, pianista, harpista e compositora Escocesa
  10. time out lisboa voces caelestes : Já falamos por várias vezes deste coro nas nossas recomendações de quinta-feira ou de sexta-feira conforme as semanas. Claro que não se comparam a uma recomendação no que diz respeito a visibilidade à "Time Out" ;-) ... Bom podem visitar o blog oficial para mais informação sobre o coro de que descrevemos a descrição que encontramos no perfil
"Voces Caelestes is a vocal ensemble of variable constitution, depending on the demands of the works to interpret. This characteristic, allied to the singers' vast experience - that extends from medieval music to the contemporary musical creation - allows Voces Caelestes (Celestial Voices) to approach an extensive repertoire."


Estatísticas

Tivemos esta semana 437 visitas (-1,35%) das quais 272 de Portugal (-0,73%) e 113 do Brasil (+7,62%). O Reino Unido recuperou o distante terceiro lugar com 15 visitas. Por cidades Lisboa mantém-se na liderança com 129 visitas (+3,2%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 28 (-24,32%) e em terceiro S. Paulo com 27 visitas (+35%).

Destas 61 foram directas (-51,14%), 165 foram através de sites de referência (+10%) enquanto 211 foram de motores de pesquisa (+31,87%).

Oportunidades na Amazon