domingo, 4 de maio de 2008

Carnaval dos Animais de Saint Saens

Interrompo um pouco a nossa sequência sobre os nocturnos de Chopin para vos falar de uma peça de Saint Saens "Le Carnaval des Animaux" para que o João e família um dos vencedores do nosso pequeno passatempo possam tirar todo o partido desta obra.

Saint Saens quando era professor na escola Niedermeyer tinha prometido compor uma peça com este tema aos seus alunos. Cumpriu a promessa embora apenas vinte anos depois em 1886 (tinha sido professor entre 1861 e 1866).

Foi escrita também como surpresa para um concerto de Carnaval em que estaria presente o famoso violoncelista Leblouc amigo de Saint Saens. Na verdade a peça que suportava o nosso desafio "O Cisne" era-lhe especialmente dedicada. A peça pelo seu humor (que já vamos entender daqui a pouco) foi um sucesso. Saint Saens temeu que esta pudesse manchar a sua reputação de compositor sério e por isso proibiu a sua execução (com excepção do andamento do Cisne - o único sério de toda a obra) até à sua morte.

Esta peça juntamente com o Pedro e o Lobo de Prokofiev e o The Young Person's Guide to the Orchestra de Britten são provavelmente a melhor forma para explicar aos jovens (e menos jovens também) o que é orquestração e uma composição de música erudita.

Bom mas quanto ao carnaval ... Não se esqueçam que o objectivo de saint Saens era mesmo fazer rir. esta peça está repleta de pequenas anedotas musicais de enorme riqueza. Encontrei no You Tube uma excelente animação em Plasticina que nos vai acompanhar ao longo da explicação musical. Cuidado que o nível sonoro do início - contém sempre uma frase do autor da animação com o título da peça, está muito alto ...

Praticamente toda a informação referente a esta obra foi retirada da Enciclopédia de Música Grove e do site da BBC Music.

I- Introduction et marche royale du Lion (Introdução e Marcha Real do Leão)
Entrada majestosa como convém ao Rei dos animais. As escalas rápidas que as cordas realizam representam o rugido dos leões.
Oiçam aqui este andamento.

II- Poules et Coqs (Galinhas e Galos)
Um exemplo muito raro de música quase completamente imitativa. Ou seja o compositor pretendeu realmente imitar os sons da natureza.
Oiçam aqui este andamento.

III- Hémiones (animaux véloces) (Burros Selvagens)
Apenas o piano. estes animais são burros selvagens do Tibete. O tema procura ilustrar a rapidez surpreendente destes animais.
Oiçam aqui este andamento.

IV- Tortues (Tartarugas)
O tema, lento claro está, é interpretado pelos Violoncelos. esta passagem é uma "charge" musical a uma celebre parte de uma obra de Offenbach (Orphée en Enfer) à qual Saint Saens retirou o ritmo louco. Ou seja é uma espécie de anedota musical.
Oiçam aqui este andamento.
Comparem com o "original" aqui para perceberem a piada ... a tartaruga o animal mais lento da terra com um tema que lembra um ritmo frenético ...

V- L'Éléphant (Elefante)
Este movimento é também uma piada musical. Na verdade Saint Saens pega numa dança de Hector Berlioz, a "Dansa das Sylphes" da obra "La damnation de Faust" supostamente uma dança muito leve, muito aérea ... que aqui passa a representar um ... Elefante tocado pelo instrumento com o registo mais "baixo" de toda a orquestra o Duplo Baixo.
Oiçam aqui este andamento.

VI- Kangourous (Cangurus)
Quase que conseguimos "ver" os cangurus saltar com os intervalos de quinta sucessivos. Um intervalo é a "distância" entre duas notas. Um intervalo de quinta é um intervalo bastante grande, como o salto dos cangurus.
Prestem atenção o piano é o mais fácil para a identificação destes saltos.
Oiçam aqui este andamento

VII- Aquarium (Aquário)
Este andamento é um dos mais sofisticados musicalmente e a seguir ao Cisne o mais conhecido. A utilização de xilofones e outros instrumentos pouco comuns pretende criar uma atmosfera de mistério tranquilo.
Oiçam aqui este andamento.


VIII- Personnages à longues oreilles (Personagens com orelhas compridas)
Uma imitação dos burros através de dissonâncias. Há quem diga que este andamento é na verdade dirigido aos críticos de musica.
Oiçam aqui este andamento.


IX- Le coucou au fond des bois (O Cuco no fim do bosque)
Movimento bastante satírico em que o mesmo tema é tocado 21 vezes pelo clarinete.
Oiçam aqui este andamento.


X- Volière (Aviário)
Movimento muito melódico com a melodia suportada quase exclusivamente na flauta.
Oiçam aqui este andamento.


XI- Pianistes (Pianistas)
Os pianistas passam a sua vida a fazer escalas parece-nos dizer este andamento. Uma brincadeira de Saint Saens relativamente aos seus amigos pianistas.
Oiçam aqui este andamento.


XII- Fossiles (Fósseis)
Aqui Saint Saens parodia-se a ele mesmo recorrendo à sua composição Danse Macabre. Fósseis esqueletos, podem aparecer a qualquer momento.
Oiçam aqui este andamento.


XIII- Le Cygne O Cisne - A parte que estiveram a tentar reproduzir no jogo.
A parte mais séria da composição. Pela sua natureza virtuosistica é muito tocada por violoncelistas sendo sem dúvida o andamento mais conhecido.
Oiçam aqui este andamento.


XIV- Finale
Composto essencialmente (como é normal - uma espécie de re-exposição) pelo material já exposto.
Oiçam aqui este andamento.


Há vários autores que escreveram textos para serem lidos antes de cada um dos andamentos entre os quais o do americano Ogden Nash ... mas sobre isto mais amanhã porque acabei de ter uma ideia sobre o próximo desafio.

Oportunidades na Amazon