terça-feira, 2 de março de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2010 - #07 e #08)

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2010 - #07 e #08)

Como na semana passada não fizemos esta lista esta semana recuperamos as pesquisas efectuadas nas duas anteriores semanas.

  1. bach blogspot : Bom na verdade em alguns dos últimos posts temos revisitado Bach pelo que sem que este blog seja apenas sobre Bach recomendamos por exemplo a Paixão segundo S. Mateus ou as Partitas para Violoncelo Solo.
  2. tchaikovsky biografia : Podem ler uma biografia de Tchaikovsky aqui (na realidade um indice para os vários posts que fizemos sobre o assunto).
  3. "concurso capela", programa : Pode encontrar o programa e regulamento do IV Concurso Capela aqui. Trata-se de um concurso para jovens violinistas até aos 17 anos divididos em 3 categorias.
  4. appap giles : É um violinista especialmente conhecido pela sua cadencia de Mozart e também pelo seu estilo pouco convencional e opiniões por vezes polémicas quanto ao ensino do Violino e da música em geral. Devo confessar que tive oportunidade de assistir a uma masterclass que leccionou no Conservatório de Lisboa e pessoalmente gostei do que ouvi e vi. Para terem uma ideia do que quero dizer por "não convencional" recomendo fortemente este vídeo.
  5. astor piazzola - adios nonino : Temos por várias vezes falado deste compositor que adoro. Entre Adios Nonino, Libertango e as Estações Portenhas não sei qual escolheria. Se quiserem ouvir o adios nonino nada melhor do que uma interpretação do próprio por exemplo esta com a Orquestra de Colónia (não é uma das minha preferidas - acho-a um pouco "leve" demais) mas é sempre Piazolla por Piazolla ...
  6. krips filarmonica de londres blogspot : Bem Josef Krips (1902-1974) é um maestro que trabalhou várias vezes com a Sinfónica (acho que é Sinfónica e não Filarmónica a designação correcta) de Londres entre as quais a integral das sinfonias de Beethoven de que vos proponho um extracto aqui (terceiro andamento da terceira sinfonia).
  7. mahler compositor alemão : Sim temos uma biografia deste compositor aqui.
  8. poemas de amor : Os poemas de amor são uma velha história deste blog ... E como envolvem entre outras coisas a lingua Polaca num ano de Chopin não poderia nunca deixar de vos falar deste post onde tudo era (foi) explicado ...
  9. sara mingardo casada com tenor : Hum ... Em tempos idos tivemos uma secção mais ou menos cor-de-rosa e high society neste blog. Descobrimos entre outras a Namorada de Beethoven. Mas depois alguém nos referiu que o que estava mesmo a dar eram coisas ligeiramente mais modernas e despidas (e claro não Beethoven :-)) o que nos levou a falar de Sarah Chang certamente muito mais sexy ... Quanto à sara Mingardo não faço a minima ideia se é ou não casada com um tenor ... Se algum leitor souber e achar relevante por favor que nos esclareça :-)
  10. tomaso giovanni albinoni - concerto a cinque : Os "Concerti  à Cinque" Op. 5 são um conjunto de 12 concertos publicados em Veneza em 1707. Propomos que  oiçam o nº11 em Sol Menor.
Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Estatísticas

Tivemos estas duas semanas 787 visitas de 21 países diferentes das quais 535 de Portugal, 173 do Brasil e 10 da Costa Rica uma grande surpresa neste sempre variável terceiro lugar. Lisboa com 165 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 115 visitas e finalmente em terceiro São Paulo com 31 visitas.

Destas 157 foram directas, 217 foram através de sites de referência enquanto 352 foram de motores de pesquisa. 60 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 11 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 243 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 927 (feeds + visitas "normais").

O conteúdo mais popular lido através dos feeds foi o post sobre a História do Soldado posts tendo sido lido por 30 vezes e gerado 12 visitas ao blog propriamente dito.

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog durante estas duas semanas o post mais lido foi a nossa lista de violinistas que foi lida por 41 vezes.

Oportunidades na Amazon