quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Uma aula de Lang Lang para 100 pianistas

Um amigo e colega enviou-me logo hoje pela manhã um link para um video no You Tube que mostrava uma aula que Lang Lang deu a 100 jovens pianistas em pleno auditório da Filarmónica de Berlim.

Os pianistas não tinham todos o mesmo nível o que torna a aula em conjunto ainda mais relevante. Aliás tendo em conta que é raríssimo pianistas tocarem juntos penso que o mais interessante foi mesmo esta experiência conjunta e o poder da música.

O concerto é um dos que está disponível gratuitamente no site da Filarmónica de Berlim (o Digital Concert Hall de que tanto já falamos). Podem ver cerca de 16/17 minutos da aula no referido site.

O evento já tem uns anos (Maio de 2010) mas não deixa de ser fantástico. 100 pianistas ou 1000 dedos como foi chamado na altura.

"Corazon Partido" aplicado a um violinista

O famoso violinista alemão Peter Zimmerman está inconsolável. O Banco que lhe emprestava o "seu" Stradivarius faliu ou foi adquirido e infelizmente o músico tem de devolver o instrumento com o qual interpretou ao longos dos últimos 12 anos.

Apesar de ter um direito de opção de compra o músico não conseguiu acompanhar o valor de base pedido (um pouco mais de 5 milhões de dólares). Poderão saber mais sobre esta noticia aqui.

A propósito, sim na fotografia é ele com o referido instrumento e não, não o está a tentar morder e não é por isso que o estão a retirar (morder é em outros "desportos" :-)). Ainda a propósito saibam que este magnifico instrumento foi anteriormente do não menos conhecido Fritz Kreisler (1875-1962) - violinista e compositor.

Como há pouco que possamos fazer vamos recordar um dos primeiros concertos com o referido violino numa obra que permite começarmos a ter saudade de tal junção ...


Oportunidades na Amazon