sábado, 20 de novembro de 2010

Recomendações para o fim de semana ( 2010 - #46) - 20 e 21 de Novembro

Começando as nossas recomendações como sempre pelo sul teremos no Algarve integrado no IV Festival de Órgão de Faro teremos um recital de orgão por Edite Rocha  na Igreja do Carmo (Faro). Será no Sábado às 21:30h.

Em Lisboa mais precisamente em Oeiras no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria teremos os solistas da OCCO e António Victorino D'Almeida dirigidos por Nikolay Lalov que interpretarão a obra de Chopin "Trio para piano, violino e violoncelo em Sol menor Op. 8".

Também pela OCCO e no dia seguinte (Domingo 21) agora às 17 teremos um recital de Canto (Cláudia Pereira Pinto) e Piano (João Vale) no Palácio dos Aciprestes. O programa inclui obras de F. Lopes-Graça, C. Azevedo, F. Lapa e A. Vasques Dias.

Continuando em Lisboa o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa integrado no ciclo "Música em São Roque" organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa num concerto intitulado "Despontar do Barroco". Será no Sábado às 21:30h. Programa inteiramente dedicado à obra de João Lourenço Rebelo.

Ainda em Lisboa teremos um concerto pela Orquestra "Os Violinhos" na Igreja de Santa Catarina (Paulista) num concerto intitulado "Ode a Santa Cecília" e dedicado à padroeira dos músicos. No programa um reportório inteiramente composto por obras do período barroco. Será no Domingo às 18h. A entrada é livre.

Aproximadamente à mesma hora (na realidade uma hora mais cedo - às 17h) teremos um concerto intitulado  "O Meu Primeiro Concerto" com a Orquestra Metropolitana de Lisboa dirigida por Michael Zilm na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. No programa a Sinfonia n.º 3 em Mi bemol maior, Op. 55, Eroica" de Beethoven.

Um pouco mais a Norte em Montemor-o-Novo na Igreja da  Misericórdia teremos o Doppio Ensemble no Sábado às 21:30. Este duo constituído por Evandra Gonçalves (violino) e Ana Queirós (piano) interpretarão obras de Jean-Marie Leclair, Robert Schumann, Jean-François Lézé, Olivier Messiaen e Astor Piazzolla.

Em Coimbra integrado no Festival de Música de Coimbra 2010 teremos um concerto de Órgão e Canto na Igreja de Santa Cruz (Coimbra) pelo Ensemble Cum Jubilo será no Domingo às 16h sendo interpretadas obras de Frescobaldi e Clérambault.

Em Aveiro integrado nos Festivais de Outono - Aveiro 2010 teremos um recital de Violoncelo e Piano intitulado "Página Esquecida: Música Portuguesa para Violoncelo e Piano" por Luísa Tender e Bruno Borralhinho . Será no Museu de Aveiro no dia 25 às 21:30 (atenção que não é no fim de semana, no entanto como até lá não haverão mais recomendações fica já aqui por antecipação). Adequadamente este concerto está muito em linha com a sequência de posts que estamos a fazer sobre compositores portugueses dado que serão interpretadas obras de Joly Braga Santos, António Victorino d'Almeida, Fernando Lopes-Graça, Luis de Freitas Branco e Nuno Figueiredo

Por fim na Invicta cidade do Porto teremos a Orquestra Sinfónica do Porto e António Rosado dirigida por Pedro Neves na Casa da Música do Porto num concerto intitulado "O Código de Mozart". Será no Sábado (hoje) às 18h - dentro de duas horas - por isso ainda estão a tempo. No programa a estreia de uma obra do jovem compositor Daniel Martinho, Mozart e Bontempo (Concerto para Piano nº 3).

Oportunidades na Amazon