segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

As 10 pesquisas mais interessantes da semana 06

1. Adagio Albinoni morreu : Bem em primeiro lugar que me desculpem mas o adagio de Albinoni não é de Albinoni ou pelo menos com toda a probabilidade não será. Leiam a história aqui. Depois na verdade quanto ao "morreu" se nos estamos a referir a Albinoni então posso dizer-vos que faleceu em Veneza a 17 de Janeiro de 1751. Podem ler uma biografia aqui.

2. winterreise tradução : Pode encontrar a tradução de todo o ciclo Winterreise aqui no nosso blog aqui. Esta tradução foi adaptada de uma tradução existente em português do Brasil feita por Eduardo Gabarra e que pode encontrar neste outro site.

3. quantos movimentos ,tem a terceira sinfonia de Tchaikovsky? : Pois contrariamente ao costume nesta forma esta sinfonia tem 5 andamentos (contra os 4 normais). Pode ler mais sobre esta sinfonia apelidada de "Polaca" aqui.

4. ópera la molinara : Uma das 80 óperas de Giovanni Paiselo de que pode ler mais aqui. Esta ópera é sobretudo conhecida pela ária "Nel cor più non mi sento".

5. thomas quasthoff bibliografia : Suponho que queria este nosso leitor dizer biografia. É uma pessoa sobre a qual me apetece realmente falar com mais tempo pelo que fica já prometido um post especial. Por agora fiquem com a biografia oficial que podem ler no site oficial aqui . Infelizmente esta biografia é das poucas coisas que existem em inglês, tudo o resto está em alemão e isso lamento, aber ich habe alles fergessen ...

6. primeira ópera de telemann com apenas 12 anos : Embora algumas das suas biografias realmente indiquem realmente este facto o primeiro registo de uma ópera de Telemann é de 1708 (Adonis) ... Também se sabe que das imensas óperas que compôs poucas sobreviveram.

7. letra do ave maria de bach em latim : Na verdade falar em letra é um pouco forte dado que por um lado se trata de uma prece e logo a designação de "letra" é desadequada. Depois esta associação da letra fez-se à posteriori e muito depois do falecimento de Bach. Na verdade a inclusão da prece data, penso, da versão contendo a parte de Gounod (leiam a explicação aqui por exemplo). A prece cantada é normalmente esta:

Ave Maria, gratia plena
Dominus tecum
Benedicta tu in mulieribus
Et benedictus fructus ventris tui Jesus.
Sancta Maria, Mater Dei,
Ora pro nobis peccatoribus
Nunc et in hora mortis nostrae
Amen.

8. musica nas igrejas Tavira : (Convite à participação 1 ). Temos regularmente falado neste ciclo neste blog. Na realidade ultimamente não temos sabido de nenhuma novidade. Alguém que nos esteja a ler e que possa ajudar?

9. metodo suzuki de musica em sao paulo : (Convite à participação 2 ). Não conheço nenhuma escola mas estou seguro que existem. Caros leitores de São Paulo, digam de vossa justiça. Alguém conhece alguma escola que utilize este método ?

10. 7 ano testes portugues "arroz do céu" : Prémio perplexidade da semana. Primeiro não faço a minima ideia como é que o Google achou que este blog tinha alguma coisa a ver com culinária. Eu até nem gosto de arroz doce e quanto ao "arroz do céu" enfim se alguém souber o que é que me elucide ...

Coro Anonymous

Ora bem, é assim mesmo. Mais um coro que decidiu dar-se a conhecer através deste blog. E nas nossas modestas capacidades aqui fica o aviso. O coro Anonymous da Invicta cidade do Porto está numa fase de procura de novos membros por isso deixem-se de timidez vão ao site do coro aqui, vejam se reúnem as condições para uma audição e não tenham receio.

De resto já sabem que se tiverem um agrupamento de música de câmara, um coro, ou mesmo sejam solistas, força ... Digam-nos para que vos passemos todos a conhecer !

Oportunidades na Amazon