segunda-feira, 5 de outubro de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana (2009 - #38)

Antes de vos falar das pesquisas da semana  hoje (à hora que estou a acabar isto já é dia 6 de Outubro), este blog faz 2 anos (e menos relevante o seu autor 45), esta noite farei um post aproximadamente comemorativo, até lá fiquem bem.


10 Pesquisas da Semana


  1. "rui paiva" seixas :  Há vários discos em que o Organista Rui Paiva interpreta obras de Carlos Seixas. Por exemplo o disco em que interpreta 12 Sonatas para Cravo, uma edição da Philips de 1995. Não encontramos no You Tube qualquer extracto desse disco por isso vamos procurar dar-vos esse prazer em breve.
  2. análise sinfonia praga : Análise é um muito forte, mas falamos desta sinfonia aqui.
  3. aponte alguns autores do periodo classico em portugal : Esta é uma questão que nos é colocada frequentemente. Infelizmente os meus conhecimentos resumem-se aos nomes mais conhecidos. Estou certo que existirão muitos outros compositores de interesse mas infelizmente mesmo com a Internet tem-se revelado difícil obter esse tipo de listagem. Acresce que para este período a história de Portugal e do Brasil confunde-se e mistura-se de forma difícil de separar, se é que essa separação faz sentido.  Isto dito alguns nomes do período clássico : Domingos Bontempo (1775 - 1842) o mais conhecido, Francisco António de Almeida (1722 - 1752) claramente em segundo em termos de notoriedade e Marcos Portugal (1762-1830) que completa o trio dos compositores mais conhecidos deste período. Outros nomes possíveis João de Sousa Carvalho (1745- ?), José Lobo de Mesquita (1705-1805), Padre José Maurício Garcia (1767 - 1830) normalmente - e correctamente - considerado Brasileiro. Outros nomes haverá com toda a certeza.
  4. concerto para piano de beethoven - beremboim : Não sei se quem fez esta pesquisa procurava uma interpretação deste concerto de piano sem ser do Barenboim (o significado do "-" nas pesquisas do Google é esse) se antes pelo contrário queria ouvir uma interpretação deste grande pianista. Além disso há a questão de qual concerto de piano de Beethoven. Vamos supor que se trata do quarto ou do quinto que são os mais conhecidos. Com tantas variáveis vamos tentar fazer a vontade a este leitor. Assim para 4º Concerto temos a nossa  Helena Sá e Costa  e para o 5º Concerto propomos Claudio Arrau  num concerto histórico em Santiago do Chile. No que diz respeito a interpretações de Barenboim propomos esta do Quinto ou esta do Quarto Concerto.
  5. contrabaixo marca cremona : Embora a minha especialidade não sejam os contrabaixos eu penso que não deverá existir propriamente uma "marca" Cremona. Ou se existir (sinceramente não conheço) tratar-se-á de uma coincidência que nada tem a ver com o facto de ter sido em Cremona (cidade do Norte de Itália) que "nasceu uma das linhas de tradição mais relevantes dos instrumentos de corda, tanto contrabaixos como violoncelos e violinos. Estou a falar das famílias Amati e Stradivarius só para mencionar as mais conhecidas - ambas originárias desta cidade.
  6. falando da musica de villa lobos : Villa Lobos (1887 - 1959)  é um dos compositores brasileiros mais significativos da música brasileira do século XX. Foi fortemente influenciado pela música popular do seu país (como Bartok na Hungria ou Fernando Lopes-Graça em Portugal). Fica prometido um post em breve sobre este compositor.
  7. karajan bruckner set : Dos maestros que tentaram gravar a integral das sinfonias de Bruckner, Karajan é para muitos o melhor. Podem adquirir este conjunto aqui:  Bruckner: 9 Symphonies
  8. lisa ekdahl : Sim, somos fãs de Lisa Ekdahl. Fanáticos mesmo. Falamos dela aqui por ocasião do seu concerto no Coliseu.
  9. nacionalidade de henry purcell : Henry Purcell é de nacionalidade Inglesa. O mais conhecido compositor inglês do período barroco.
  10. xuan du : Xuan Du é o actual concertino da Orquestra Sinfónica Portuguesa nasceu em 1976 em Jiangsu, na China. Aos 11 anos de idade começou a aprender violino no Conservatório de Nanjing. Após ano e meio ganhou o quinto prémio do Concurso para violino do Conservatório de Jiangsu, Conservatório onde estudou de 1989 a 1996. Em 1993 foi-lhe atribuído o quinto lugar do Concurso para violino de Shanghai. Entra para o Conservatório de Beijing, em 1996, obtendo o 1° prémio e aí estuda com o mais conceituado professor da China, YaoJi Lin. Em 1998 veio para Portugal com o seu Quarteto de Cordas para não mais voltar a sair ...

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatisticas


Tivemos esta semana 528 visitas (+5,18%) das quais 357 de Portugal (+11,21%) e 130 do Brasil (-12,75%). No terceiro lugar ficou Espanha com 8 visitas. Lisboa com 124 visitas (+40,91%) foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 65 visitas (+16,05%) finalmente em terceiro Ponta Delgada  com 36 visitas.

Destas 146 foram directas (+22,69), 147  foram através de sites de referência (+3,52%) enquanto 235 foram de motores de pesquisa (-2,49%).

A implantação da Républica : 99 anos

Pois é , já foi há 99 anos ! Do ponto de vista de forma de representação da nação não sei se mudamos para melhor, tenho as minhas dúvidas embora me confesse mais republicano que monárquico. Porém do ponto de vista do processo aí não tenho grande hesitação: Tendo em consideração que não se tratou propriamente de uma escolha não nos ficava nada mal colocar agora a questão aos portugueses: Preferimos uma monarquia ou uma república ?

Como neste blog tratamos de música vamos abordar este assunto do ponto de vista musical. Peço-vos antecipadamente que não vejam nas linhas que se seguem qualquer desrespeito à Republica ou a um dos símbolos da nossa pátria. É uma análise independente desses valores que seriam os mesmos qualquer que fosse a melodia e o poema que os represente.

Passando à "análise". O nosso hino, "A Portuguesa" como sabem composta por Alfredo Keil do Amaral com letra de Henrique Lopes de Mendonça. Esta obra foi composta em 1890 como penso saberão em reacção ao ultimatum inglês. Tem assim obviamente e por consequência uma letra de união e de luta contra um inimigo de força superior. Esta composição antes de ser hino de Portugal já tinha sido a marcha adoptada pela insurreição republicana de 1891. Tornou-se hino de Portugal a 19 de Junho de 1911 quando proclamado pela Assembleia Nacional Constituinte. A letra que hoje conhecemos é muito semelhante à original tendo sido apenas substituída a palavra "bretões" por "canhões". É obviamente um texto e uma letra revolucionária fortemente influenciada pela Marselhesa. Desde a sua concepção até 1956 foram surgindo várias variantes tanto melódicas como dos versos o que obrigou à uniformização que conduziu à forma estabilizada que hoje conhecemos. Penso que todos os portugueses a conhecerão mas para ilustrar aqui fica uma das vezes que foi "interpretada" no Euro 92.

O anterior hino, o ultimo hino monárquico, embora na altura esse estatuto estivesse longe de ser tão definido como agora era o "Hino da Carta" composto pelo Rei D. Pedro IV e que se tornou hino de Portugal em 1834. Podem ouvir aqui uma versão deste hino (não encontrei nenhuma versão cantada). Quanto à letra aqui fica (retirada da Wikipedia):

Ó Pátria, Ó Rei, Ó Povo,
Ama a tua Religião
Observa e guarda sempre
Divinal Constituição

(Coro)
Viva, viva, viva ó Rei
Viva a Santa Religião
Vivam Lusos valorosos
A feliz Constituição
A feliz Constituição

Ó com quanto desafogo
Na comum agitação
Dá vigor às almas todas
Divinal Constituição

(Coro)
Viva, viva, viva ó Rei
Viva a Santa Religião
Vivam Lusos valorosos
A feliz Constituição
A feliz Constituição

Venturosos nós seremos
Em perfeita união
Tendo sempre em vista todos
Divinal Constituição

(Coro)
Viva, viva, viva ó Rei
Viva a Santa Religião
Vivam Lusos valorosos
A feliz Constituição
A feliz Constituição

A verdade não se ofusca
O Rei não se engana, não,
Proclamemos Portugueses
Divinal Constituição

(Coro)
Viva, viva, viva ó Rei
Viva a Santa Religião
Vivam Lusos valorosos
A feliz Constituição
A feliz Constituição

Se tivéssemos de fazer a escolha pela música e pelo poema qual escolheríamos ? Bom nessa dimensão acho que optaria pelo Hino da Carta ... Aguardam-se fervorosos comentários !

Oportunidades na Amazon