segunda-feira, 25 de abril de 2011

Hoje é dia da Liberdade

Dizia o Homem Aranha que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades (bem não sei se é o Homem Aranha ou qualquer outro super-herói mas para o efeito este serve perfeitamente). Com a Liberdade temos efectivamente o maior poder de todos. O poder de escolher.

Com esse poder vêm associada a maior das responsabilidades: Escolher. Não só através do voto (mas também através deste) mas também no nosso dia a dia ao falar com amigos ou colegas. Não serve dizer que não nos interessa ou fingir que não é connosco. Abdicar desse dever é aceitar as trevas e aceitar que um determinado grupo de pessoas, maior ou mais pequeno pode decidir por nós para nós.

No que me diz respeito não me rendo. Nunca me cansarei de explicar que o estado das democracias ocidentais depende exclusivamente da nossa capacidade para pensarmos além dos nossos umbigos e interesses pessoais ou corporativos para pensar um pouco mais no interesse geral do país e do mundo, porque fatalmente haverá pontos de conflito. Momentos em que o nosso interesse pessoal tem de ser subjugado a um interesse maior e colectivo.

O 25 de Abril é isto mesmo. Nem mais nem menos. É não necessitar de heróis ou salvadores da pátria. É tomarmos nós próprios esse desígnio como o nosso e fazermos o que estiver ao nosso alcance por o atingir. Sem desculpas de que não vale a pena tentar. O cinismo ocidental está muito na moda mas não passa de uma boa desculpa para a preguiça.

Anda para aí uma péssima canção dos Deolinda (desculpem a franqueza mas todos os grupos têm direito a um lapso) completamente errada na mensagem que transmite. Também existem alguns grupos de pseudo-rebelião infelizmente mais concentrados em encontrar culpados "eles", "os outros", "a outra geração" do que propriamente em propor soluções, mais interessados em que o "governo" resolva os seus problemas do que utilizar as suas enormes capacidades para o fazer.

Felizmente o mesmo grupo tem uma outra canção bem melhor que ilustra na perfeição a nossa atitude ... Basta seguir a primeira das vozes a maioria do tempo que as coisas hão-de mudar ...

O 25 de Abril é isto ... através da intervenção e do trabalho mudar e melhorar o país. Não é ficar à espera de soluções que caiam do céu. Para já teremos em breve uma boa ocasião para mostrar a nossa atenção. Não a desperdicemos.

Oportunidades na Amazon