segunda-feira, 14 de julho de 2008

Pesquisas interessantes da semana (#1)

Resolvemos esta semana começar a numerar estes posts apenas para memória futura. Esta semana será assim o nosso #1 ...

"query o que é" : Query é a palavra inglesa para pesquisa. Já tinha explicado aqui o que isto significa no âmbito dos blogs (e dos sites).

"johann joachim (alemanha)": Bem apesar da especificação "alemanha" na verdade este nome pode pelo menos dizer respeito a duas pessoas diferentes embora na verdade um deles não seja alemão mas sim húngaro e o primeiro nome seja Joseph e não Johann. Poderia assim tratar-se de Joseph Joachim (1831-1907). Violinista Húngaro, maestro, compositor e professor. Um dos mais influentes do seu tempo. Mais provavelmente estaria o nosso visitante à procura de Johann Joachim Quantz (1697 - 1773), compositor de que falámos aqui.

"musica clássica que toca na caixa de musica no filme lagoa azul" : Admito que já não me lembrava. Da Lagoa Azul um filme da minha adolescência a única coisa de que me lembro mesmo são dos olhos azuis da Brooke Shields, tão azuis e profundos como a dita Lagoa ... Confesso assim que tive de pesquisar um pouco para encontrar a informação pedida e mesmo assim não a posso confirmar. Assim segundo este site a composição em causa é o Nocturno Op.9 nº2 que podem ouvir aqui.

"música clássica na dificuldade de aprendizado": A música clássica é uma optima forma de ajudar jovens com dificuldade de aprendizagem. Por várias razões. Primeiro pela disciplina e pelo rigor que implicam. Segundo pela melhoria da capacidade de memorização que o estudo de uma partitura muitas vezes implica. Terceiro porque a interpretação de uma música escrita numa pauta equivale na realidade a um gráfico a três dimensões o que facilita e proporciona uma capacidade notável de raciocínio matemático. Finalmente a música clássica sendo por natureza uma forma de arte abstracta potencia a capacidade de abstracção.

"o que diz a musica a quinta sinfonia de beethoven"
"qual a sinfonia mais bonita de beethoven"
Juntei estas duas questões porque como sabem é uma questão de opinião. A música de Beethoven é quase sempre absoluta na sua natureza (abstracta se preferirem) assim o que ela diz depende muito da nossa vivência. Para uns pode evocar o sussurrar de um riacho para outros o murmurar de uma criança. As famosas "pancadas do destino" para uns podem ser exactamente isso enquanto para outros podem simplesmente evocar uma tempestade que se ouviu na infância. O que me leva à segunda questão. A mais bonita? Pois depende. Pessoalmente prefiro a nona mas também depende do meu estado de espírito ...

"obra clássica czardas": Uma obra de um daqueles compositores, Monti que praticamente é conhecido apenas por uma obra. Podem ouvir as Czardas aqui . Desculpem a falta de qualidade do video é a obra de um pai nervoso :-) ...

Oportunidades na Amazon