terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2010 - #04)

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2010 - #04)

  1. Sinfonia de Júpiter : A Sinfonia Júpiter, e não "de" Júpiter embora seja na verdade de outro mundo é uma das sinfonias compostas por Mozart (na realidade a ultima).  Falámos nesta obra aqui.
  2. antonio vitorino almeida : O maestro António Vitorino d´Almeida é, sem o saber, uma das razões pelas quais este blog existe. Houve poucas pessoas que marcaram tanto a minha infância e adolescência como o maestro e por essa razão sinto que não temos falado dele tanto quanto deveríamos. Aliás fica já prometida uma merecida biografia.  Pianista, Compositor, Escritor, Comunicador em todas essas áreas demonstrou um excepcional talento. Por agora proponho que visitem a sua página pessoal ou que ouçam  por exemplo com este lindíssimo prelúdio.
  3. concerto para violino Beethoven : Esta também é uma das pesquisas que vai passar a estar na nossa divisão de pesquisas frequentes. Este concerto venceu a nossa eleição do concerto de violino preferido. Podem ler aqui uma curta análise.
  4. ii- johannes brahms (1833-1897)sonata para piano e violino nº 3 em ré menor, op.108 : Falámos desta sonata, uma obra profundamente emotiva aqui.
  5. josé mlinsky blog : Um dos blogs que leio com frequência. O Sr. José Mlinsky por acaso (ou não por acaso) também me proporciona o prazer de ser um dos músicos profissionais que visita o nosso blog, sendo inclusivamente um dos comentadores assíduos. Acreditem que para um mero amador como eu considero esta atenção uma honra - e não estou a dar graxa ou a exagerar, é mesmo assim que sinto o facto de alguém que se dedica profissionalmente à música encontrar tempo para ler e comentar o que escrevo.
  6. monografia sobre a sinfonia nº1 de beethoven: Bom a resposta a esta pergunta está nas nossas perguntas frequentes. Mas se querem uma boa análise desta obra proponho duas alternativas. A curta e mais emotiva: Encontrem o texto de Berlioz (ele fez uma análise das nove sinfonias). Segunda alternativa mais longa: Beethoven and His Nine Symphonies 
  7. ouvir grande valsa brilhante : Só por acaso esta foi uma das vezes em que neste blog referimos António Vitorino de Almeida, isto porque é sua a interpretação que escolhemos para esta composição de Chopin. Leiam aqui o post.
  8. padre jose mauricio roubada suas musicas : Falamos deste compositor aqui. Quanto ao "roubo" mencionado na pesquisa creio que o leitor se deve estar a referir ao eventual plágio da Lição nº 5 do seu método de ensino para piano que terá sido a fonte da inspiração de Francisco José de Almeida seu aluno que o utilizou para o Hino da Républica Federal do Brasil ... podem ouvir as semelhanças aqui.
  9. peter schreier moleira : Certamente que esta pesquisa procurava uma interpretação do Tenor Peter Schreier do ciclo de canções de Schubert  "Die Schöne Müllerin"  (A Bela Moleira). Não seguimos este ciclo de vinte canções como o fizemos para Winterreise e tão pouco referimos como exemplo ilustrativo Peter Schreier. Para reparar esta injustiça proponho que oiçam aqui uma interpretação de duas das canções do referido ciclo.
  10. blog musica -site:*.br : Aqui está uma pesquisa que demonstra uma clara definição do que se pretende. Todos os blogs de musica excepto os brasileiros. É claro que a escolha é discutível  - porquê excluir o Brasil pátria de tantos músicos e de tantos excelentes blogs sobre música mas ... demonstra que sabe o que quer e domina as pesquisas no Google.

Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Estatísticas

Tivemos esta semana 396 visitas de 15 países diferentes das quais 261 de Portugal, 100 do Brasil e 7 de Espanha. Lisboa com 87 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 49 visitas e finalmente em terceiro Botucatu (cidade do estado de S. Paulo) com 16 visitas.

Destas 60 foram directas, 116 foram através de sites de referência enquanto 184 foram de motores de pesquisa. 36 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 27 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 245 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 585 (feeds + visitas "normais").

Oportunidades na Amazon