quinta-feira, 9 de julho de 2009

Borodin (1833 - 1887) - Sinfonia nº 2 em Si Menor

Borodin nasceu em S. Petersburgo a 12 de Dezembro de 1833. Fazia parte do grupo dos cinco de que já falamos aqui várias vezes. Este grupo estava empenhado em trazer à música  clássica uma caracteristica especificamente russa. Borodin tinha uma formação musical limitada dizendo-se mesmo músico de fim-de-semana dado que apenas podia exercer essa actividade nos intervalos da sua actividade enquanto cientista.

Esta segunda sinfonia que está a votação é juntamente com a ópera Principe Igor (que inclui as famosas Danças Polovetsianas) uma das obras primas de Borodin.

Esta sinfonia demorou bastante tempo a ser composta precisamente pela dificuldade do  compositor em encontrar tempo disponível. Assim o trabalho terá sido iniciado em 1869 mas apenas foi concluído em 1876 tendo sido estreada em 1877 com pouco sucesso. Porém curiosamente a posteridade haveria de transforma esta obra não somente numa das mais populares obras de Borodin como inclusivamente será mesmo a mais interpretada e conhecida Sinfonia  do grupo dos cinco compositores russos a que não será sem dúvida estranha o permanente fluxo de energia e paixão russa que caracterizava o compositor.

Esta sinfonia em Si menor é constituída por quatro andamentos numa forma relativamente clássica embora como veremos existam algumas originalidades formais que não são de desprezar sobretudo tendo em consideração a relativamente frágil formação musical do compositor.

O Primeiro andamento (Allegro) é em forma de sonata, facto discutível segundo alguns musicólogos pela originalidade de algumas construções nomeadamente a utilização de um motivo que se repete ciclicamente em várias formas ao longo de todo este primeiro andamento. Um dos temas deste andamento mais precisamente o segundo é uma estilização de uma canção russa.

O Segundo Andamento (Scherzo. Prestissimo-Allegretto) é dos mais originais da sinfonia quer pela utilização de tonalidades quer pela utilização de variações de "tempo" inesperadas e frequentes o que transforma este andamento numa composição profundamente ritmica.

O Terceiro Andamento (Andante) caracterisa-se por uma melodia bastante serena remetendo pelo seu ambiente para a Ópera Principe Igor a outra obra prima de Borodin.

Finalmente o Quarto Andamento (Allegro) está sujeito a interpretações variadas existindo quem considere que se trata de uma forma de sonata livre sendo que outros vêm neste andamento uma recapitulação programática dos eventos anteriores. Certo é que pela utilização de temas de danças russas este andamento é absolutamente inspirador de grandes feitos.

Não sendo uma obra programática, aliás Borodin - talvez caracteristica da sua formação cientifica - tinha uma particular paixão pela música absoluta (pese embora a utilização de danças e a produção operática, a sua música não deixa por isso de ser absoluta, aliás entre parenteses a esse titulo é para mim sintomático que precisamente a parte mais conhecida da sua ópera seja hoje em dia interpretada nas salas de concerto como uma peça sem suporte teatral)  a obra não deixa de transpirar um ambiente heroico, de grandes feitos, dos Grandes Russos que Borodin tanto admirava.

Kurt Atterberg (1887-1974) Actualizado com 1º Andamento da Sexta Sinfonia

Alguns dos compositores da nossa lista de sinfonias a votação são relativamente pouco conhecidos e por isso resolvemos falar um pouco deles e das obras que colocamos a votação. Começamos estas sessões de esclarecimento ou de tempo de antena precisamente por Kurt Atterberg que nasceu em Gotemburgo a 12 de Dezembro de 1887.

É um compositor cujo reconhecimento da obra foi muito prejudicado pelas multiplas e diversas actividades a que se dedicou. Caracterizado por um estilo fortemente influenciado pelo romantismo Atterberg dispunha de um forte sentido melódico e de um domínio bastante sofisticado das técnicas de orquestração o que, dizem as más línguas o levava por vezes a exagerar ...

A sinfonia que colocamos a votação, a sexta, é conhecida por ter ganho o prémio de composição atribuído por ocasião do 100º aniversário de Schubert em 1928 o que não deixa de ser um prémio adequado. Não encontramos no You Tube nenhuma performance desta sexta sinfonia mas prometemos que vos vamos encontrar uma. Por agora fiquem aqui com um extracto da Oitava sinfonia.

Como na verdade não havia nenhuma  interpretação da sexta sinfonia preparei-vos um vídeo com o primeiro andamento interpretado pela Orquestra Sinfónica de Norrkopping dirigida por Jun´ichi Hirokami. Podem ouvir este andamento aqui.

Atterberg faleceu em Estocolmo a 15 de Fevereiro de 1974.

Oportunidades na Amazon