quinta-feira, 9 de julho de 2009

Borodin (1833 - 1887) - Sinfonia nº 2 em Si Menor

Borodin nasceu em S. Petersburgo a 12 de Dezembro de 1833. Fazia parte do grupo dos cinco de que já falamos aqui várias vezes. Este grupo estava empenhado em trazer à música  clássica uma caracteristica especificamente russa. Borodin tinha uma formação musical limitada dizendo-se mesmo músico de fim-de-semana dado que apenas podia exercer essa actividade nos intervalos da sua actividade enquanto cientista.

Esta segunda sinfonia que está a votação é juntamente com a ópera Principe Igor (que inclui as famosas Danças Polovetsianas) uma das obras primas de Borodin.

Esta sinfonia demorou bastante tempo a ser composta precisamente pela dificuldade do  compositor em encontrar tempo disponível. Assim o trabalho terá sido iniciado em 1869 mas apenas foi concluído em 1876 tendo sido estreada em 1877 com pouco sucesso. Porém curiosamente a posteridade haveria de transforma esta obra não somente numa das mais populares obras de Borodin como inclusivamente será mesmo a mais interpretada e conhecida Sinfonia  do grupo dos cinco compositores russos a que não será sem dúvida estranha o permanente fluxo de energia e paixão russa que caracterizava o compositor.

Esta sinfonia em Si menor é constituída por quatro andamentos numa forma relativamente clássica embora como veremos existam algumas originalidades formais que não são de desprezar sobretudo tendo em consideração a relativamente frágil formação musical do compositor.

O Primeiro andamento (Allegro) é em forma de sonata, facto discutível segundo alguns musicólogos pela originalidade de algumas construções nomeadamente a utilização de um motivo que se repete ciclicamente em várias formas ao longo de todo este primeiro andamento. Um dos temas deste andamento mais precisamente o segundo é uma estilização de uma canção russa.

O Segundo Andamento (Scherzo. Prestissimo-Allegretto) é dos mais originais da sinfonia quer pela utilização de tonalidades quer pela utilização de variações de "tempo" inesperadas e frequentes o que transforma este andamento numa composição profundamente ritmica.

O Terceiro Andamento (Andante) caracterisa-se por uma melodia bastante serena remetendo pelo seu ambiente para a Ópera Principe Igor a outra obra prima de Borodin.

Finalmente o Quarto Andamento (Allegro) está sujeito a interpretações variadas existindo quem considere que se trata de uma forma de sonata livre sendo que outros vêm neste andamento uma recapitulação programática dos eventos anteriores. Certo é que pela utilização de temas de danças russas este andamento é absolutamente inspirador de grandes feitos.

Não sendo uma obra programática, aliás Borodin - talvez caracteristica da sua formação cientifica - tinha uma particular paixão pela música absoluta (pese embora a utilização de danças e a produção operática, a sua música não deixa por isso de ser absoluta, aliás entre parenteses a esse titulo é para mim sintomático que precisamente a parte mais conhecida da sua ópera seja hoje em dia interpretada nas salas de concerto como uma peça sem suporte teatral)  a obra não deixa de transpirar um ambiente heroico, de grandes feitos, dos Grandes Russos que Borodin tanto admirava.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon