terça-feira, 11 de maio de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana ( #18 - 2010)

As 10 pesquisas mais interessantes da semana #18
  1. quatro últimas canções : Este leitor procura com toda a certeza as Quatro Ultimas Canções de Richard Strauss de que falei aqui (com tradução).
  2. musica classica da novela viver a vida : Esta pesquisa tem sido recorrente. Por isso fica aqui a promessa que vou investigar e dar aqui uma nota de quais são a músicas utilizadas nessa novela. Para já obviamente é óptimo que se gere esse interesse. Tínhamos falado aqui desta novela que está muito bem construída do ponto de vista da promoção de valores culturais e de sociedade.
  3. "qual é o tema do hino da eurovisao ?" : Já demos a resposta a esta questão há uns tempos. Trata-se do prelúdio da obra Te Deum de Marc-Antoine Charpentier
  4. beethoven dias da musica blog : Tive a sorte de conseguir ver o concerto de encerramento com a Orquestra da Metropolitana (nona sinfonia) assim como a terceira Sinfonia com a Orquestra de Câmara Portuguesa. Gostei mais dos primeiros do que dos últimos. Na realidade que me desculpe o maestro mas achei o Beethoven apresentado pelo Pedro Carneiro foi demasiado "explicado", demasiado articulado, demasiado lógico. Quase parecia Haydn ou Mozart ... não Beethoven já com o inicio dos "excessos" do romantismo. Não me interpretem mal, não é que tenha sido mau que não foi. Agora na minha modesta opinião de leigo aquela obra não deve ser interpretada assim, mas aceito que seja uma questão de opinião e como tal a minha qualifica-se dentro da categoria dos "treinadores de bancada". No que diz respeito à nona obviamente sendo a minha obra preferida e eventualmente uma das que mais vezes oiço ao vivo é sempre difícil abstrair-nos de comparações injustas nomeadamente gravações. Obviamente houve algumas falhas, houve uma parte ou outra onde a Orquestra estava nitidamente no limite da capacidade e um momento ou outro onde o som poderia ter sido mais agradável. O coro também teve os seus momentos assim como os solistas. Mas no conjunto foram capazes de transmitir a energia e a alma da música e fazer-nos abstrair de tudo o resto e isso é que é música ... por isso o que vos posso dizer é que os músicos presentes estão todos de parabéns.
  5. Biografia de Bernardo Valentim Moreira de Sá : Bernardo Valentim Moreira de Sá foi um distinto violinista, pedagogo, musicólogo e dinamizador cultural. Nasceu em Guimarães a 14 de Fevereiro de 1853 tendo falecido a 2 de Abril de 1924 na Cidade do Porto. Grande erudito a ele devemos a fundação do Conservatório de Música do Porto (ler este texto) e a dinamização cultural da cidade além da iniciação de Guilhermina Suggia à vida de música profissional através do seu quarteto. Guilhermina Suggia que aliás acompanharia as ultimas horas desta grande figura das cidades do Porto e Guimarães com Bach e o seu Violoncelo. Da mesma fonte de há pouco salientemos as palavras do vereador Dr. Almeida Costa quando do falecimento do músico: "O falecido Professor Bernardo Valentim Moreira de Sá, como violinista e concertista insigne, pedagogo admirável, musicólogo e publicista, erudito e sábio, e ainda pelas suas distintas e notabilíssimas qualidades de carácter e de coração, conquistou, através da sua longa vida de trabalho indefeso, entusiástico e fecundo, a simpatia respeitosa e a admiração sincera de quantos em Portugal conheceram a actividade multímoda, inquebrantável e brilhante desse homem que foi ao mesmo tempo um Artista e um Erudito, a quem a cultura nacional, e sobretudo o meio musical português ficaram devendo reconhecimento indelével, pelos serviços verdadeiramente extraordinários que lhe prestou.". Para aqueles de vós que queiram saber mais sobre esta figura incontornável da renovação cultural da cidade do Porto recomenda-se a leitura de "Um renovador da cultura musical no Porto", da autoria de Rui Moreira de Sá e Guerra editado no Porto pela Fundação Eng. António de Almeida. A Academia de Música de Guimarães tem muito justamente o seu nome.
  6. "catia moreso" "mezzo-soprano" reviews :  Pela pesquisa que fiz infelizmente acredito que nunca recomendei um espectáculo em que tivesse estado presente esta interprete embora tenha assistido pelo menos a um concerto em que participou. Na realidade ouvi o Requiem no CCB nos passados Dias da Música. Gostei.
  7. são carlos bodas de figaro:  Estamos mesmo numa maré de pesquisas sobre concertos ou récitas que ouvi e vi ao vivo. Sim fui ver as Bodas de Figaro ao São Carlos. Gostei do que vi e ouvi em particular como referi das vozes femininas. A orquestra confesso que não me pareceu nos seus melhores dias mas também não comprometeu. No que diz respeito à encenação houve coisas que simplesmente não entendi como por exemplo a projecção do De Gaulle ou mesmo na floresta da cena final as fotografias de casais famosos por algumas desavenças ou infidelidades. Se a intenção era mostrar a universalidade do tema creio que se aplica aqui o mesmo principio que se aplica na poesia. Há coisas que não se devem tornar explicitas sobre pena de as banalizarem, o mérito está mesmo na sua sublimação. Achei portanto um pouco despropositado essa presença e ainda por cima mal realizada. As fotos não tinham todas o mesmo tipo de textura, muitas pareciam de baixa resolução, enfim não gostei mesmo dessa componente da encenação. No geral foi uma noite agradável e não merecedora (na minha modesta opinião) de críticas mais negativas e radicais.
  8. joana carneiro: Já que estamos em maré de "reviews" posso também comentar o ultimo concerto a que assisti na Gulbenkian dirigido por esta maestrina. Como referi a sua energia transbordante agrada-me imenso e neste caso apreciei sobretudo a direcção que fez da 5ª Sinfonia de Sibelius. As peça de Stravinsky é uma obra que não me diz muito (tem apenas sopros, confesso que não me consigo relacionar a 100% com essa obra e no concerto para piano e orquestra de Bartok estava tapado pelo piano ... Agora o Sibelius foi verdadeiramente sensacional. Merecia em meu entender uma reacção muito mais entusiástica da sala. 
  9. victor hussla : Maestro e compositor de origem alemã (segundo o Grove) ou russa (segundo por exemplo este blog) que viveu em Lisboa durante mais de uma década director da Orquestra da Real Academia dos Amadores de Música cuja escola na altura oferecia uma alternativa ao Conservatório Nacional. Vou procurar descobrir mais coisas sobre este maestro e compositor.
  10. dificuldade bwv 1006 : Esta obra de Bach, a terceira partita para violino solo é especialmente conhecida pelo Preludio, obviamente a primeira das partes da partita, uma peça inteiramente composta por semi-colcheias e marcada como Allegro. Tecnicamente muito difícil de executar sobretudo pela técnica de arco requerida. Nesta mesma suite a Gavotte en Rondeau de que já falamos várias vezes é do ponto de vista musical a componente mais interessante. No conjunto como em todas as obras de Bach para violino solo com a possível excepção da Chaconne (da segunda partita) mais do que a dificuldade técnica (que obviamente também existe) o principal desafio é de ordem musical, de interpretação, de conseguir perceber e transmitir a lógica do fraseado por forma a que as obras não pareçam um simples amontoado de notas.
Pesquisas Frequentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nesta semana 687 visitas de 20 países diferentes das quais 422 de Portugal, 228 do Brasil e 8 da  Alemanha que volta a este volátil terceiro lugar. Lisboa com 170 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 62 visitas e finalmente em terceiro São Paulo com 58 visitas.

Destas 74 foram directas, 137 foram através de sites de referência enquanto 364 foram de motores de pesquisa. 33 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 41 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 267 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 974 (feeds + visitas "normais").

O post que mais vezes foi lido através do feedburner foi Dicionário de Termos Musicais - Gavotte que foi lido por 37 vezes. Por outro lado o post  O meu filho faz 18 anos foi o que mais clicks gerou de volta ao site (42 clicks).

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto "O meu filho faz 18 anos"  foi o mais lida tendo sido lido por 63 vezes.

Oportunidades na Amazon