sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Biografia Domenico Scarlatti

Hoje iremos falar de Domenico Scarlatti, o compositor Italiano convidado para vir para a corte de Portugal conforme vimos no post que escrevemos sobre Carlos Seixas.

VIDA

Domenico Scarlatti nasceu em Nápoles a 26 de Outubro de 1685. Em 1709 foi para Roma ao serviço da princesa Polaca Marie Casimire exilada nessa cidade . Em 1719 veio para Lisboa para ser professor da princesa Maria Barbara tendo ficado na nossa cidade até 1727 voltando a Roma onde se casou pela primeira vez com Catarina Gentilli. Um ando depois mudou-se para Sevilha onde permaneceu quatro anos e onde se diz teve contacto com o flamenco que na opinião de alguns especialistas marca a sua obra.

Muda-se de seguida para Madrid para a corte de Maria Barbara que entretanto se tinha mudado para Madrid em virtude do seu casamento.

Scarlatti fixa residência em Madrid onde acaba por falecer 25 anos depois a 23 de Julho de 1757. Durante este intervalo de tempo Scarlatti acabaria por compôr mais de 500 sonatas e embeber no tecido do barroco Italiano a influência ibérica.

OBRA

Embora Scarlatti tenha composto algumas obras para voz nomeadamente algumas óperas é sem dúvida o seu trabalho para teclas (as tais mais de 500 sonatas) que são mais sigificativas. Na verdade apesar de serem obras nitidamente barrocas e italianas a sua construção e sonoridade é única por ser fortemente influenciada pela musica tradicional ibérica.

Estas sonatas foram fonte de grandes elogios de vários compositores e muitos grandes pianistas. É de um destes pianistas que esolhemos uma interpretação para demonstrar o estilo de Scarlatti. Oiçam Horowitz a interpretar a Sonata L224.

2 comentários:

  1. Como deve imaginar sou suspeito para emitir opinião sobre as sonatas de Scarlatti:). Para além da monumentalidade do seu conjunto, algumas estão cheias de "ousadias" harmónicas muito interessantes e avançadas para a época. Mas há uma que aprecio especialmente e que recomendo vivamente: a sonata em si menor op.449. No YOUTUBE existe uma interpretação de Arturo Benedetti Michelangeli que, embora não seja completamente fiel à partitura, soa fantástica...
    Agradeço a referência que fez ao meu post "Jogos musicais" e, naturalmente que não me importo que referencie o site que sugeri, aliás o meu objectivo é que o maior número de pessoas o conheça e aprenda com ele.

    ResponderEliminar
  2. Pois com o seu "nick" dá para desconfiar que a opinião possa não ser totalmente neutra :-) Porém também porque razão haveremos de querer ser sempre imparciais?
    Realmente essa sonata é muito bela e concordo que a interpretação soa fantástica.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon