terça-feira, 6 de abril de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana ( #13 - 2010)

As 10 pesquisas mais interessantes da semana #13


  1. biografia de tchaikovsky : Sim temos uma biografia deste grande compositor do período romântico. Podem ler aqui o índice.
  2. "nelson freire" : Nelson Freire é um grande pianista brasileiro nascido em 1944. Podem aprender muito mais sobre este interprete no site oficial. Proponho que oiçam o pianista numa interpretação de Chopin gravada em 1983.
  3. 7ª sinfonia de beethoven : Apesar de estar na nossa lista de perguntas frequentes continuam a surgir com frequência estas questões. Recomendamos assim que leiam este post onde poderão  encontrar um índice para uma análise completa de todas as sinfonias de Beethoven (baseadas em grande nos textos de Berlioz).
  4. beethoven violin concerto: É também uma das perguntas relativamente frequentes. Para além de ter vencido a nossa votação para o concerto de violino preferido falamos dele aqui.
  5. brahms 4a sinfonia: Falamos desta sinfonia, a ultima composta por Brahms neste post.
  6. die krähe tradução franz schubert : Uma das canções do ciclo Winterreise (em português "A Gralha") de que falamos aqui - sim com tradução (aliás falamos de todas as canções do ciclo).
  7. musica bolero de ravel : sem dúvida a composição mais famosa de Ravel embora certamente não a mais interessante do ponto de vista musical. Tendo sido composto em 1928 não falamos desta obra ainda embora tenhamos abordado uma das interpretações mais notáveis da mesma quando foi utilizada por Maurice Bejart como base para um bailado.
  8. musica do armando noguera : Supomos que este visitante estaria à procura de informação sobre o Barítono Argentino. Pode ouvir aqui um dueto em que ele intervém. Há uma página com informação biográfica e discografia neste site.
  9. simon rattle bach : Sir Simon Rattle dirigiu por várias vezes Bach. Propomos por exemplo aqui uma parte da Paixão Segundo S. João.
  10. tradução em português de : "voir un ami pleurer" : Pois temos uma tradução neste blog. Sim sei que não é musica clássica mas não obstante Brel é Brel. Leiam aqui uma tradução possível de uma das mais belas canções e poemas que conheço.

Pesquisas Frequentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nesta semana 366 visitas de 15 países diferentes das quais 273 de Portugal, 65 do Brasil e 8 da Alemanha que assim mantém este volátil terceiro lugar. Lisboa com 80 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 39 visitas e finalmente em terceiro Setúbal com 15 visitas numa estreia neste segundo lugar a que não terá sido estranho o meu erro nas pesquisas interessantes da semana passada .

Destas 59  foram directas, 119 foram através de sites de referência enquanto 170  foram de motores de pesquisa. 38 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 32 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 265 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 590 (feeds + visitas "normais").

O conteúdo mais popular lido através dos feeds foi o post "As dez mais interessantes pesquisas da semana passada" tendo sido lido por 45 vezes e gerado 31 visitas ao blog propriamente dito.

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto "O que é a música clássica"  foi o mais lida tendo sido visitada por 26 vezes.

Oportunidades na Amazon