Salomé - Uma ópera de Richard Straus |
Neste caso já não observamos o "unanimismo" presente na primeira votação em que 23 dos 23 votantes deram um voto positivo a Beethoven.
Deixa-me um pouco triste ver Weber com apenas um voto e Clementi e Montverdi sem nenhum ... Por outro lado caros cibernautas deixar Richard Strauss de fora não pode mesmo ser ... Atenção que não estamos a falar dos outros Strauss (os das valsas). Estamos a falar do músico que deu ao mundo por exemplo Vier letzte Lieder (Quatro ultimas canções) entre as quais a fantástica in Abendrot . Uma obra que me deixa quase à beira do extase emocional - mesmo não sendo especial fã do canto lírico ... Oiçam bem esta interpretação da Renée Fleming para perceberem
Diz a canção na sua ultima estrofe (tradução minha e bastante livre sem preocupação pela métrica) :
Oh paz larga e feliz
profundo é o respirar da noite
tão exaustos que estamos de vaguear
Pode isto ser a morte?
Sexto lugar não pode ser ... meus amigos ... não pode ser mesmo ... Ah e não se esqueçam por exemplo do igualmente magnifico Also Spracht Zarathusta (Assim falava Zarathrusta) - Lembram-se do começo fantástico do filme 2001 Odisseia no Espaço ... pois é essa mesma obra.
Relativamente a Montverdi que é só e apenas um dos criadores da ópera enquanto o género que conhecemos hoje , Weber ele também um grande compositor de ópera e Clementi um dos génios do barroco, bom eles terão a campanha eleitoral que merecem nos próximos dias.
Por agora revejam lá a vossa posição relativamente a Richard Strauss de que falamos várias neste blog por exemplo nesta pequena biografia.