sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Segunda Lista de 10 - Resultados actuais da votação e Richard Strauss

Salomé - Uma ópera de
Richard Straus
Ora bem, quando ainda faltam 4 dias para terminar a votação confesso que estou satisfeito por já termos neste momento 34 votantes. Já ultrapassamos largamente a marca dos 23 do primeiro conjunto pelo que estou feliz ! Posso dizer imitando uma conhecida marca (que não citarei) que já subimos mais de 33% em termos de votantes, impressionante não?

Neste caso já não observamos o "unanimismo" presente na primeira votação em que 23 dos 23 votantes deram um voto positivo a Beethoven.

Deixa-me um pouco triste ver Weber com apenas um voto e Clementi e Montverdi sem nenhum ... Por outro lado caros cibernautas deixar Richard Strauss de fora não pode mesmo ser ... Atenção que não estamos a falar dos outros Strauss (os das valsas). Estamos a falar do músico que deu ao mundo por exemplo Vier letzte Lieder (Quatro ultimas canções) entre as quais a fantástica in Abendrot . Uma obra que me deixa quase à beira do extase emocional - mesmo não sendo especial fã do canto lírico  ... Oiçam bem esta interpretação da Renée Fleming para perceberem



Diz a canção na sua ultima estrofe (tradução minha e bastante livre sem preocupação pela métrica) :

Oh paz larga e feliz
profundo é o respirar da noite
tão exaustos que estamos de vaguear
Pode isto ser a morte?

Sexto lugar não pode ser ... meus amigos ... não pode ser mesmo ... Ah e não se esqueçam por exemplo do igualmente magnifico Also Spracht Zarathusta (Assim falava Zarathrusta) - Lembram-se do começo fantástico do filme 2001 Odisseia no Espaço ... pois é essa mesma obra.

Relativamente a Montverdi que é só e apenas um dos criadores da ópera enquanto o género que conhecemos hoje , Weber ele também um grande compositor de ópera e Clementi um dos génios do barroco, bom eles terão a campanha eleitoral que merecem nos próximos dias.

Por agora revejam lá a vossa posição relativamente a Richard Strauss de que falamos várias neste blog por exemplo nesta pequena biografia.

Oportunidades na Amazon