sábado, 22 de novembro de 2014

Britten - O Guia de Orquestra para Jovens

Voltamos hoje à nossa lista das 100 Obras que recomendamos para começar desta vez com uma peça que está na mesma categoria do Pedro e o Lobo, Carnaval dos Animais ou mesmo os Planetas de Holst: São obras compostas para introduzir os jovens à música clássica curiosamente todas compostas no final do século XIX ou inicio do século XX.

A obra de Britten data de 1946 e foi originalmente uma encomenda para um filme (documentário) intitulado "Os instrumentos da Orquestra". Britten possivelmente porque tinha na altura muito trabalho demorou bastante tempo a iniciar a composição e inclusivamente acabou por não escrever a introdução e narração que fazem parte da versão narrada (que não é a mais frequentemente interpretada).

A obra foi composta com base no Rondeau de um compositor britânico do período barroco, Henry Purcell que vos mostro em instrumentos da época.



A obra começa pelo tema interpretado por toda a Orquestra seguido por várias variações uma por cada tipo de instrumento presente na Orquestra. Na versão narrada antes de cada uma destas variações existe um texto que explica a função daquele naipe ou secção especifica.

A obra termina com uma fuga iniciada pelas flautas a que se vão juntando todos os instrumentos. A narração como referimos é por vezes omitida sendo também por vezes substituída por outras mais curtas ou humorísticas como é o caso daquela que seleccionamos para vos mostrar esta obra. Uma interpretação da Orquestra da BBC nos proms de 2011.


E para os mais novos (lamento mas apenas em Inglês) o Weil Music Institute de Carnegie Hall desenvolveu um jogo interactivo que recomendo para quem queira mostrar a uma criança as várias secções e instrumentos de uma orquestra - baseado na obra de Britten, claro.

Oportunidades na Amazon