domingo, 22 de agosto de 2010

As 10 pesquisas mais interessantes das Semanas 31 a 33 de 2010

Infelizmente continuamos a não conseguir fazer este post todas as semanas. Desta vez o período foi desde o dia 6 de Agosto até à data de hoje. Fora das dez pesquisas da semana houve um nosso leitor que chegou a este blog com esta pesquisa "Coral de Letras da Universidade do Porto, precisam sopranos". Acredito que sim. Não consegui confirmar mas se alguém que estiver a ler poder confirmar ou desmentir agradecemos. Aproveito também para  dizer que obviamente estaremos sempre disponíveis para dar conta destas necessidades, por isso já sabem, não tenham vergonha basta um email para fernando.vasconcelos@gmail.com com o pedido de divulgação. O mesmo desafio é válido para todo e qualquer concerto de música clássica que pretendam promover.

As 10 pesquisas mais interessantes (Semanas 31 a 33 de 2010)



  1. musica clássica é calmante : A música clássica como aliás todos os tipos de música podem ser calmantes mas também podem ser exaltantes. Podem fazer-nos descobrir novas forças ou como o leitor questiona acalmar a nossa ansiedade. Porém não são uma "droga" e o seu poder curiosamente vem mais do nosso interior do que do exterior.
  2. "radios+de+musica+classica" : O site não é muito bonito mas a lista é completa com rádios online dos vários continentes incluindo a nossa Antena 2. Para lerem a lista podem apontar o vosso browser para Classical WebCast.
  3. Mozart não gostava de flauta : Como tínhamos referido aqui  Mozart na realidade não gostava mesmo nada de compor para este instrumento o que não o impediu de compor algumas obras primas para o instrumento, mas gostar, não gostava.
  4. Youtube ver Guilhermina Suggia : Que eu saiba não existem imagens em movimento com a nossa grande violoncelista que tenham sido colocadas no Youtube. Posso apenas propor-vos um video com som mas sem imagem aqui.
  5. Vitória Mulova YouTube : Mais uma pergunta relativa a uma instrumentista. Desta vez a violinista Vitória Mulova. Neste caso há imagens e a dificuldade é escolher. Embora não seja em Bach que a prefiro ouvir proponho-vos a Chaconne (a segunda parte podem ouvir aqui).
  6. Shafran Bach Suites: Daniel Shafran (1923-1997) Foi um dos violoncelistas mais relevantes do século XX. Violoncelista de origem russa estudou praticamente toda a sua vida com Shtrimer. Em 1937 ganha o concurso de melhor violoncelista da União Soviética ganhando como prémio um violoncelo Amati no qual tocaria toda a vida. Embora tenha feito várias tournées na Europa era na sua pátria que se sentia melhor e foi lá que produziu também as suas melhores interpretações nomeadamente de compositores russos. Destes o concerto de Kabalevsky e a Sonata de Schostakovich são especialmente representativas. Desta ultima existe aliás uma lendária interpretação com o próprio compositor ao piano. De resto Shafran era especialmente conhecido pelo seu som e timbre suaves e pela enorme sensibilidade musical e capacidade de encontrar um ângulo nunca antes antevisto em qualquer obra em que se embrenhasse. Sim claro interpretou Bach sublimemente mas se queremos ouvi-lo no seu melhor então recomendo a gravação com Schostakovich que podem ouvir aqui.
  7. O que levou Beethoven a arrepender-se de homenagear Napoleão: Esta pergunta para ser respondida tem que ser enquadrada ainda que de forma rápida e sucinta na história da época. Não nos esqueçamos que tínhamos acabado de viver a revolução francesa  com todos os seus horrores (e foram muitos) mas também com a esperança de igualdade entre os homens. Este conceito que hoje nos parece tão prosaico na altura fazia jus à palavra revolução. Não nos esqueçamos que os direitos da Nobreza e do Clero eram substancialmente diferentes dos do povo. Ora passada a anarquia da revolução Napoleão era visto na Europa por muitos povos dominados por reis mais ou menos tiranos, era visto dizíamos como um libertador, não um invasor. Napoleão era o lider do exercito da liberdade aos olhos de alguns. Concretamente aos olhos de Beethoven que como outros artistas era tratado como um cidadão de terceira classe alguém que face aos desejos dos seus patronos Nobres não tinha qualquer tipo de direito de exercer vontade própria. Beethoven ainda assim (e isso granjeou-lhe muitos inimigos) foi dos primeiros a procurar uma emancipação que só viria a tomar forma completa no período romântico. Mozart por exemplo para quem conhece a sua biografia sabe que sempre dependeu de patronos e foi forçado à produção em série de obras que na verdade não desejava.  Beethoven via assim Napoleão como o símbolo do novo mundo igualitário. Até ao dia em que Napoleão se proclamou Imperador. Aí obviamente deixava o papel de consul (o título que ostentava até então) deixava a Republica para voltar aos velhos modelos de subserviência. Conta-se que foi ao saber dessa auto-proclamação que Beethoven furioso riscou a dedicatória da sua Eroica ao Primeiro-Consul então tornado imperador. Claro que esta explicação é apenas uma das muitas possíveis sendo também certo que os sentimentos de Beethoven em relação a Bonaparte sempre foram pelo menos bivalentes. Há teorias que apontam no sentido do mais puro calculismo por parte de Beethoven. Segundo esta hipótese a dedicatória teria sido retirada porque o plano de uma viagem a Paris teria sido abandonado - a dedicatória nesse caso seria uma espécie de porta-de-entrada. Por outro lado há quem pense que a probabilidade elevada de guerra entre a Áustria e a França levou Beethoven a reconsiderar - Beethoven que era conhecido por mudar facilmente de opinião quanto a dedicatórias o que não é difícil de imaginar tendo em consideração o seu feitio impulsivo. No que me diz respeito sou partidário da primeira teoria até porque como se diz  se não é verdade é bem pensado ... 
  8. Padre António Cartageno :  Falamos deste compositor português provavelmente o maior compositor português de música sacra da actualidade aqui por ocasião de um concerto que fomos ouvir a Grândola.
  9. Numérica música Clássica blogspot: Uma das editoras portuguesa de música clássica embora não exclusivamente ... Merece obviamente o nosso modesto destaque e fica aqui a promessa de um dia destes fazermos uma revisão ao seu catálogo porque há algumas obras de que vale sem dúvida a pena falar.
  10. Jullian Lloyd Weber O Cisne : Como explicamos o Cisne é uma das partes que compõem o Carnaval dos Animais de Saint-Saens. Jullian penso que dispensa apresentações. Aqui fica uma interpretação desta peça pelo referido violoncelista.

Pesquisas Frequentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nestas 3 semanas 1099 visitas (que resultam de pesquisas) de 17 países diferentes das quais  590 do Brasil, 469 de  Portugal e 8 da Alemanha que assim recuperou o terceiro lugar. Lisboa com 156 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou São Paulo com 111 visitas e em terceiro a Invicta cidade do Porto com 60 (o Rio de Janeiro ficou desta vez bem próximo com 58 visitas).

Destas 154 foram directas, 225 foram através de sites de referência enquanto 667 foram de motores de pesquisa. 53 visitas vieram do feedburner enquanto nestas semanas temos tido em média 29 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 279 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido  1309 (feeds + visitas "normais").

O post que mais vezes foi lido através do feedburner foi  Votação do melhor concerto de Sopro que foi lido por 70 vezes. Por outro lado o post que mais visitas gerou de volta ao site foi o Faleceu António Feio (45 clicks).

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto Lista de Interpretes e Músicos  (70 vezes).

Oportunidades na Amazon