quinta-feira, 2 de abril de 2009

Concerto para Violino de Stravinsky em Ré

Hoje vamos fazer campanha por este concerto composto por Igor Stravinsky em 1931. É um concerto escrito para o violinista polaco Samuel Dushkin de origem judaica e aluno de Leopold Auer. Stravinsky não estava muito convencido com a ideia quer porque o violino era um instrumento que conhecia mal quer porque desconfiava do tipo de sonoridade do instrumento que temia ser demasiado quente e romântico.

Porém Paul Hindemith (o compositor e violinista) acabou por conseguir convencer Stravinsky de que todos esses problemas seriam ultrapassáveis.

O concerto foi estreado a 23 de Outubro de 1931 pela Filarmónica de Berlim dirigida pelo próprio Stravinsky e com Samuel Dushkin a solista.

O concerto é composto por quatro andamentos com nomes que remetem para o período barroco talvez uma tentativa adicional de escapar ao neo-classicismo e ao romantismo que tanto temia.

Trata-se de um concerto bastante curto (entre 20 a 22 minutos) em que cada um dos andamentos se inicia com o mesmo acorde tocado pelo solista.

1º Andamento (Toccata)
2º Andamento (Aria I)
3º Andamento (Aria II)
4º Andamento (Capriccio)

Oiçam aqui Itzhak Perlman a interpretar este concerto. Primeira Parte, Segunda Parte.

Oportunidades na Amazon